logotipo
Logotipo VLibras VLibras 
O conteúdo desse website pode ser acessível em Libras usando o VLibras

NotíciasDicas para se adaptar ao Ensino a Distância

Quarentena e suspensão de aulas presenciais estimulam o aumento (ainda maior) dos estudantes em EAD

O Ensino a Distância (EAD) se tornou o método mais recomendado para a melhor aprendizagem em meio à pandemia da Covid-19, que trouxe a orientação de distanciamento social e instituições de ensino suspendendo aulas presenciais. O crescimento do setor não surge apenas na quarentena: o país já registrava 9 milhões de estudantes na modalidade, segundo Pesquisa da Associação Brasileira de Educação a Distância. 

Participar das aulas fora do espaço de escolas e universidades, no entanto, requer algumas mudanças de atitude por parte do aluno. A seguir, reunimos algumas dicas para se adaptar ao EAD:

– Seja organizado com os horários. Tal qual a presencial, a aula online tem hora marcada para iniciar e terminar. Estudar a distância depende da autonomia de cada um para cumprir prazos e estar inteirado sobre os temas abordados na grade curricular do curso.

– Crie um ambiente de estudo. É preciso reservar um espaço em casa para se concentrar e poder focar a atenção nos professores. Um local com boa conexão de internet também é importante para o EAD.

– Concentre-se na aula. O EAD leva consigo os benefícios e as dificuldades do avanço tecnológico. A internet possui uma infinidade de conteúdos e entretenimentos e cabe ao estudante ter a maturidade para consultas online que agreguem valor, evitando distrações ao navegar na rede.

– Aborde o corpo docente em caso de qualquer dúvida. A tecnologia é aliada da educação ao desenvolver plataformas de ensino que buscam ao máximo aproximar as pessoas envolvidas. O chat é destinado para debates de aula e solução das dúvidas, e a utilização desse campo para conversas é importante para otimizar o aprendizado.

– Desenvolva a comunicação escrita. Ao longo das aulas, os estudantes irão se comunicar entre si e com o professor em grande parte das vezes através do texto, no chat da plataforma de ensino. É importante saber se expressar com clareza para reduzir a possibilidade de ruídos de comunicação nos trabalhos em grupo.

A Fundacred conta com 23 instituições de ensino conveniadas que oferecem a modalidade em todas as regiões do Brasil. Atualmente, com a pandemia da Covid-19, milhares de outros estudantes passaram a ter contato com o formato EAD, ao verem suas aulas presenciais inviabilizadas.

Fonte: fundacred