Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Professores e acadêmicos de Direito da Fadat prestigiam Seminário do TRT7 em Quixadá

Capa da Notícia

Os acadêmicos de Direito e professores da Faculdade Dom Adélio Tomasin (Fadat) tiveram na quinta-feira, 17, e na sexta-feira, 18, dois dias de intenso aprendizado e de interação com advogados e magistrados trabalhistas. Eles participaram do Seminário de Direito Material e Processual do Trabalho promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7), por meio de sua Escola Judicial (EJud7), no auditório da Secretaria de Educação do Município de Quixadá, sertão central cearense.

O evento foi aberto na quinta-feira à noite, pelos desembargadores Paulo Régis Machado Botelho, diretor da EJud7, e Durval César de Vasconcelos Maia, presidente do TRT7, e pelo prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira. Em seguida, teve início a conferência de abertura, do procurador do Trabalho do Rio de Janeiro, Cássio Luís Casagrande, sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Direito do Trabalho. Em seguida, a juíza do Trabalho do TRT-5ª Região (Bahia), Silvia Isabelle Teixeira, proferiu palestra sobre discriminação racial, branquitude e relação de trabalho. A programação da primeira noite do evento foi encerrada com a palestra sobre tecnovigilância e hiperconexão laboral, proferida pelo analista judiciário do TRT7 e professor do curso de Direito da Fadat, Valdélio Muniz.

Na manhã da sexta-feira, o Seminário teve continuidade com a palestra do auditor fiscal do Trabalho Luís Alves de Freitas Lima sobre o papel do auditor fiscal no mundo do trabalho. O painel teve como moderadora a professora da Fadat e advogada, Cinthia Maia. Em seguida, o desembargador do TRT7, Emmanuel Teófilo Furtado, proferiu palestra sobre danos extrapatrimoniais no ambiente do trabalho e interpretação conforme a Constituição, tendo como moderadora a advogada e professora da Fadat, Vanessa Oliveira. A conferência de encerramento coube ao ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Carlos Alberto Reis de Paula, que abordou o tema “Direito e Justiça do Trabalho ontem e hoje”.

Segundo a professora do curso de Direito da Fadat, Kattana Carvalho, foi um evento “muito enriquecedor para a comunidade acadêmica e profissional”. Também professora do curso de Direito da Fadat, Zhandra Carvalho avalia que a programação contou com painéis incríveis. A Divisão de Memória do TRT7 ainda apresentou, no início do Seminário, um vídeo em homenagem póstuma a Dom Adélio Tomasin.

DISCENTES. A participação no evento também foi bem avaliada pelos discentes da Fadat. Steffany Holanda Lopes, do 3º semestre do curso de Direito, diz ter sido uma honra dividir o mesmo ambiente com nomes tão importantes e que são referências para o Direito do Trabalho. “Esses seminários são uma aula. Até já me inscrevi para o Congresso Internacional que o TRT promoverá em novembro, em Fortaleza”, acrescenta Steffany.  

Para o presidente do Centro Acadêmico Paulo Bonavides, do curso de Direito da Fadat, Paulo Gabriel Gonzaga, o evento representou uma grande conquista para o Sertão Central, especialmente para Quixadá, porque trouxe uma carga muito grande de conhecimentos atuais sobre Direito do Trabalho. “Participar do evento foi um privilégio porque, como estudante e estagiário da Justiça do Trabalho, pude agregar conhecimento para um futuro promissor na área. Interiorizar o conhecimento é importante para nós que estamos nesse processo de profissionalização”, destacou.

Evanio Manoel Barros Brito, também aluno do 3º semestre de Direito da Fadat, afirma ter gostado muito de participar porque foram palestras excelentes proferidas por autoridades em cada assunto e abordando questões atuais, compartilhando experiências e mostrando como utilizá-las na prática. “Foi um evento de muito aprendizado”, conclui. Niele Fernandes, aluna do 4º período de Direito da Fadat, também diz ter adorado participar do evento: “Foi muito bom”.

Notícias relacionadas

Sem notícias relacionadas
Pular para o conteúdo