Histórico Institucional

“O caminho mais eficaz para o desenvolvimento humano é a educação e a profissionalização”.

Dom Adélio Tomasin

O Instituto Educacional e de Desenvolvimento Profissional São João Paulo II, situado na Av. Plácido Castelo, 4773, São João, Quixadá, Ceará, é uma empresa criada com fins educacionais em sintonia com as políticas estratégicas de desenvolvimento regional no estado do Ceará.

A composição societária do Instituto Educacional e de Desenvolvimento Profissional São João Paulo II é formada por pessoas experientes que atuam há muitos anos em educação. São missionários da Igreja Católica e há muito tempo contribui efetivamente pelo desenvolvimento de Quixadá e para o resgate da cidadania e da dignidade humana, em diversas ações e projetos sociais.

A Instituição entende a educação como uma necessidade e prioridade na formação do indivíduo, uma vez que pode contribuir para garantir a continuidade e a própria renovação de sua cultura, além de novas perspectivas profissionais e salariais. Por isso, a FADAT propõe formar profissionais competentes e gerar desenvolvimento regional através da valorização da ciência, tecnologia e educação, bem como a difusão e preservação da cultura e a promoção do bem comum.

Assim caracterizada, a filosofia que norteia a FADAT é exatamente a de possibilitar o acesso à educação superior à população mais pobre e com dificuldade de ter uma concreta mudança de vida.

Estão presentes nos Conselhos Superiores da FADAT, Dom Adélio Tomasin e José Nilson Ferreira Gomes Filho.

Dom Adélio Tomasin, Bispo emérito de Quixadá, marcou seu bispado com grande desempenho empreendedor, desenvolvendo iniciativas que contribuíram para o crescimento da região, potencializando as condições de crescimento e melhoria socioeconômica da população local. Foi o idealizador e fundador da Faculdade Católica Rainha do Sertão – A Católica de Quixadá, hoje UNICATÓLICA, que se tornou promotora na transformação de Quixadá como uma cidade universitária. Foi o criador e Chanceler das Faculdades CISNE, que nasceu para fomentar a identidade de Quixadá como cidade universitária e foi também um grande articulador junto ao Governo do Estado e às instituições educacionais do Ceará para a criação de campi ou postos avançados de instituições públicas que propiciassem o crescimento da oferta de cursos superiores na cidade e região. Empenhou-se ainda para a manutenção de dois colégios em Quixadá, gerando oportunidade de contribuir também para a elevação do nível educacional da educação básica, seja fundamental ou ensino médio. Fundou e manteve por muitos anos uma grande escola de nível técnico, gerando oportunidade de formação de milhares de jovens residentes na região, principalmente os oriundos das camadas sociais mais necessitadas. Atualmente, mantém um trabalho social em Quixadá com a terceira idade, que se tornará um dos campos de estudos e pesquisas dos estudantes e de responsabilidade social da FADAT.

José Nilson Ferreira Gomes Filho foi o diretor implantador da Faculdade Católica Rainha do Sertão – FCRS, executivo com experiência nas áreas da educação, saúde e comunicação. Como diretor geral da FCRS, participou e contribuiu ativamente em todos os níveis de planejamento e execução dos processos de credenciamento da IES e na implantação dos 18 cursos autorizados para funcionamento daquela Instituição. Ficou na direção da FCRS até o ano de 2010. De 2010 a 2012 foi consultor do INDI – Instituto de Desenvolvimento Industrial, braço da FIEC – Federação das Indústrias do Estado do Ceará, participando da equipe de desenvolvimento do projeto de integração Indústria X Academia, visando a aproximação compatível das pesquisas com a inovação necessária nas indústrias cearenses. Foi ainda o diretor implantador da Cisne – Faculdade de Quixadá e da CISNE – Faculdade Tecnológica de Quixadá, cada uma com 05 cursos em funcionamento, ficando na direção de 2012 a 2017.

Pular para o conteúdo