Enem: maio/2021 é a data preferida

Capa da Notícia

Enquete ouviu quase 20% dos inscritos no Exame. E MEC deve decidir a data em até três semanasO Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgaram ontem o resultado da enquete para a escolha da nova data das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020. Para 49,7% dos estudantes, o Enem impresso deve ser aplicado nos dias 2 e 9 de maio de 2021;e o Enem digital, em 16 e 23 de maio. O Enem 2020 totalizou mais de 5,7 milhões de inscritos.O presidente do Inep, Alexandre Lopes, destacou, no entanto, que a data escolhida pelos estudantes ainda não é a oficial, mas será levada em conta para a definição. “Mais de 80% pediram para fazer a prova no ano que vem. É uma opinião importante, mas não é a única fonte de decisão”, afirmou, ressaltando que poderá ser, inclusive, uma data diferente daquelas colocadas na enquete. Ele explicou que o MEC e o Inep irão, agora, consultar o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que está tratando do cronograma de aulas no Ensino Médio, e as associações que representam as instituições de Ensino Superior, para saber quando pretendem começar o semestre, em 2021. “A data sairá desse processo de construção coletiva”, disse. A expectativa é que a nova data da prova seja anunciada entre duas ou três semanas.

Para a presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Rozana Barroso, o resultado era previsível. “Quando o MEC, então dirigido por Abraham Weintraub, apresenta datas sem critério e enquanto temos muitos problemas que precisam de solução, é natural a escolha pela data mais distante. Mas, reiteramos que queremos estar nesta discussão, para construir saídas para os alunos secundaristas e para a Educação Básica neste momento”, revela.

Pesquisa

■ As outras opções de data eram: Enem impresso em 6 e 13/12/2020; e Enem digital em 10 e 17/1/2021, com 15% dos votos. E Enem impresso em 10 e 17/1/2021; e Enem digital em 24 e 31/1, com 35,3% dos votos dos estudantes.

■ A pesquisa com os estudantes foi aberta no dia 20/6, na Página do Participante, e 1,113 milhão de alunos, representando 19,3% dos inscritos, responderam de forma voluntária.

■ A prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2020, que aconteceria em novembro, será adiada para 2021, em razão da pandemia da Covid-19. E a nova data ainda será definida.

Fonte: fundacred