Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Graduação em
Nutrição

Transforme seu futuro com uma formação de excelência

Matriz curricular Quero me inscrever
Duração
8 semestres
Turno
Noturno
Avaliação do MEC
Nota 4
Mensalidade
R$ 1.426,66 *
R$ 1.069,99 **
Autorização do MEC
Portaria MEC nº 1124, de 05/10/2021
Cadastro e-MEC
* Valor integral da mensalidade referente ao primeiro semestre do curso. ** Valor promocional. Consulte condições.

Informações

A FADAT disponibilizará aos acadêmicos e ao corpo docente do Curso de Bacharelado em Nutrição uma estrutura que propicia a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação acadêmica e profissional, abrangendo um espaço amplo e diversificado, conforme será apresentado a seguir.

Objetivos

Objetivo geral

Seguindo as tendências das DCNs para o curso de graduação em Nutrição, considerando o caráter interdisciplinar da profissão nutricionista, o currículo do curso tem por objetivos gerais formar integralmente o Nutricionista como um profissional de saúde de caráter generalista, que, integrado numa equipe multiprofissional de trabalho, esteja qualificado a refletir e intervir nas diferentes áreas da Nutrição (Clínica, Saúde Coletiva, Alimentação Institucional, Ensino, Pesquisa, Tecnologia, Processamento e Controle de Qualidade de Alimentos, entre outras), com percepção crítica da realidade humana, das transformações sociais, científicas e tecnológicas e suas relações com a ciência da Nutrição.

Permite a integração entre as ciências exatas, biológicas e da saúde, humanas e sociais, da nutrição, da alimentação e dos alimentos despertando, já nos primeiros períodos da faculdade, o interesse para o desenvolvimento de competências e habilidades gerais, recebendo informações sobre os princípios e fundamentos da profissão, ressaltando sua importância, a responsabilidade do papel social e o compromisso com a cidadania.

Portanto, o objetivo do curso de Nutrição da FADAT é formar profissional nutricionista generalista com percepção crítica da realidade, capaz de desenvolver atividades técnico-científicas específicas nas áreas da Nutrição e da Alimentação Humana, com vistas à promoção, manutenção e recuperação da saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautada em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

Objetivos Específicos

São objetivos específicos do curso:

  • Qualificar os profissionais Nutricionistas, com base em saberes específicos, que se traduzem em competências e habilidades pertinentes às suas áreas de atuação;
  • Preparar profissionais criteriosos e inovadores, capazes de analisar e compreender os padrões socioculturais do meio, interagindo e realizando intervenções pautadas na ética; sendo capazes de desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual como coletivo, de forma integrada e contínua, visando à resolução do problema de saúde;
  • Promover formação teórica articulada à prática, baseada numa perspectiva que contemple os conhecimentos específicos, associado a uma formação generalista e humanista;
  • Formar profissionais com capacidade de análise e de síntese, preparados para a solução de problemas e para a construção do conhecimento.
  • Responderàs especificidades locais e regionais de saúde através de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção e reabilitação  à saúde, dando atenção integral à saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades;
  • Atuarnos diferentes cenários da prática profissional, considerando as características e   pressupostos dos modelos clínico e epidemiológico do município de Quixadá, do  estado do Ceará e do Brasil;
  • Possibilitar aos discentes contato com novas práticas emergentes no campo do conhecimento da Nutrição.

Há que se destacar que o Projeto Pedagógico do curso de Nutrição visa a formação do nutricionista almejando contemplar as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde.

Ressalta-se, ainda, a importância da utilização dos serviços públicos, que constituem campos de estágio para a FADAT, contribuindo para a formação do aluno com vivência prática na área de Saúde Pública e proporcionando diversas atividades de extensão.

Corpo Docente

Coordenador(a)

Dennya de Oliveira Silva

Especialista Dennya de Oliveira Silva

Docentes

Caio José Batista da Silva

Mestre Caio José Batista da Silva

Camila Saraiva de Oliveira

Especialista Camila Saraiva de Oliveira

Dayse Aparecida de Oliveira Braga

Mestre Dayse Aparecida de Oliveira Braga

Everlândia Silva Moura Miranda

Mestra Everlândia Silva Moura Miranda

Francisca Tuelly Bandeira de Oliveira

Mestre Francisca Tuelly Bandeira de Oliveira

Francisca Raimunda de Oliveira

Doutora Francisca Raimunda de Oliveira

Francisco Antônio Ferreira de Almeida

Mestre Francisco Antônio Ferreira de Almeida

Francisco Régis da Silva

Mestre Francisco Régis da Silva

Francisco Tauvânio Vieira Júnior

Mestre Francisco Tauvânio Vieira Júnior

Géssica de Souza Martins

Mestre Géssica de Souza Martins

Jamelson dos Santos Pereira

Mestre Jamelson dos Santos Pereira

Leandro Lima de Vasconcelos

Especialista Leandro Lima de Vasconcelos

Lilian Cortez Sombra Vandesmet

Doutora Lilian Cortez Sombra Vandesmet

Liliane Araújo Lima

Mestre Liliane Araújo Lima

Luis Sérgio Fonteles Duarte

Doutor Luis Sérgio Fonteles Duarte

Luis Gonzaga Barata Coelho Júnior

Mestre Luis Gonzaga Barata Coelho Júnior

Raquel Saraiva Nogueira

Mestre Raquel Saraiva Nogueira

Rose-Eloíse Holanda

Mestre Rose-Eloíse Holanda

Tadeu de Almeida Alves Junior

Mestre Tadeu de Almeida Alves Junior

Perfil do Egresso

O Curso de Nutrição proposto pela FADAT, adequa-se aos referenciais normativos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96), das Diretrizes Curriculares, Resolução CNE/CES Nº 5, de 7 de novembro de 2001, para os Cursos de Graduação em Nutrição e da Resolução do Conselho Federal de Nutricionistas nº 05/2001. Portanto, esse projeto tem como foco a formação de um nutricionista com formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar, visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

Além disso, também visa à formação de um profissional engajado na ciência e que atenda, não só as exigências da saúde, mas também àquelas relacionadas com a da educação da sociedade. Para isso, o projeto pedagógico é direcionado a uma formação não limitada às abordagens tradicionais do ensino, mas transcendendo-as e incorporando-as à luz de novos conhecimentos, habilidades, compromissos éticos, sociais e, sobretudo, da cidadania.

O nutricionista a ser formado pelo Curso de Nutrição da FADAT deverá ser capaz de utilizar na sua vivência diferentes eixos norteadores sob três pontos básicos: fundamentos ético-políticos, fundamentos epistemológicos e os fundamentos didático-pedagógicos visando à formação de um profissional cidadão, comprometido com a ética e com a política coerentes com a profissão que irão exercer. Dessa forma, além de produzir o conhecimento técnico específico, a FADAT também se preocupa com a capacitação do indivíduo em suas relações sociais, culturais, políticas, econômicas e éticas.

A FADAT acredita que o conhecimento produzido sob os pilares da ética e da política democrática, contribui para a construção de uma sociedade mais justa e mais solidária onde tanto a Educação quanto a Saúde, sejam de acesso livre a todas as camadas sociais.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES GERAIS

A formação do Nutricionista oferecida pelo Curso de Graduação em Nutrição da FADAT, em consonância com a Resolução CNE/CES nº 5, de 7 de novembro de 2001, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição, tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

I – Atenção à saúde : os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;

II – Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na

capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

III – Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;

IV – Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar

aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;

V – Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde; e

VI – Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

VII – Conhecimento do Contexto Local e Regional: O profissional de Nutrição deve compreender as particularidades socioculturais, econômicas e epidemiológicas da região onde atua. Esse conhecimento permite adaptar o cuidado de saúde às necessidades da população, respeitando hábitos, crenças e vulnerabilidades locais, além de facilitar a comunicação e a implementação de estratégias de promoção, prevenção e assistência à saúde de forma mais eficaz e humanizada.

Competências e Habilidades Específicas

I – aplicar conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética;

II – contribuir para promover, manter e ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais;

III – desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em sua área de atuação;

IV – atuar em políticas e programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária, visando a promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional;

V – atuar na formulação e execução de programas de educação nutricional; de vigilância nutricional, alimentar e sanitária;

VI – atuar em equipes multiprofissionais de saúde e de terapia nutricional;

VII – avaliar, diagnosticar e acompanhar o estado nutricional; planejar, prescrever, analisar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos;

VIII – planejar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, visando a manutenção e/ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas;

IX – realizar diagnósticos e intervenções na área de alimentação e nutrição, considerando a influência sócio-cultural e econômica que determina a disponibilidade, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população;

X – atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área de alimentação e nutrição e de saúde;

XI – reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

XII – desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de alimentação e nutrição;

XIII – atuar em marketing de alimentação e nutrição;

XIV – exercer controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência;

XV – desenvolver e avaliar novas fórmulas ou produtos alimentares, visando sua utilização na alimentação humana;

XVI – integrar grupos de pesquisa na área de alimentação e nutrição; e

XVII – investigar e aplicar conhecimentos com visão holística do ser humano, integrando equipes multiprofissionais.

Inscreva-se Agora!

Garanta sua vaga e transforme o seu futuro.

Quero me inscrever
Ir para o conteúdo