A FADAT disponibilizará aos acadêmicos e ao corpo docente do Curso de Bacharelado em Nutrição uma estrutura que propicia a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação acadêmica e profissional, abrangendo um espaço amplo e diversificado, conforme será apresentado a seguir.
Objetivo geral
Seguindo as tendências das DCNs para o curso de graduação em Nutrição, considerando o caráter interdisciplinar da profissão nutricionista, o currículo do curso tem por objetivos gerais formar integralmente o Nutricionista como um profissional de saúde de caráter generalista, que, integrado numa equipe multiprofissional de trabalho, esteja qualificado a refletir e intervir nas diferentes áreas da Nutrição (Clínica, Saúde Coletiva, Alimentação Institucional, Ensino, Pesquisa, Tecnologia, Processamento e Controle de Qualidade de Alimentos, entre outras), com percepção crítica da realidade humana, das transformações sociais, científicas e tecnológicas e suas relações com a ciência da Nutrição.
Permite a integração entre as ciências exatas, biológicas e da saúde, humanas e sociais, da nutrição, da alimentação e dos alimentos despertando, já nos primeiros períodos da faculdade, o interesse para o desenvolvimento de competências e habilidades gerais, recebendo informações sobre os princípios e fundamentos da profissão, ressaltando sua importância, a responsabilidade do papel social e o compromisso com a cidadania.
Portanto, o objetivo do curso de Nutrição da FADAT é formar profissional nutricionista generalista com percepção crítica da realidade, capaz de desenvolver atividades técnico-científicas específicas nas áreas da Nutrição e da Alimentação Humana, com vistas à promoção, manutenção e recuperação da saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautada em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.
Objetivos Específicos
São objetivos específicos do curso:
Há que se destacar que o Projeto Pedagógico do curso de Nutrição visa a formação do nutricionista almejando contemplar as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde.
Ressalta-se, ainda, a importância da utilização dos serviços públicos, que constituem campos de estágio para a FADAT, contribuindo para a formação do aluno com vivência prática na área de Saúde Pública e proporcionando diversas atividades de extensão.
O Curso de Nutrição proposto pela FADAT, adequa-se aos referenciais normativos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96), das Diretrizes Curriculares, Resolução CNE/CES Nº 5, de 7 de novembro de 2001, para os Cursos de Graduação em Nutrição e da Resolução do Conselho Federal de Nutricionistas nº 05/2001. Portanto, esse projeto tem como foco a formação de um nutricionista com formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar, visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.
Além disso, também visa à formação de um profissional engajado na ciência e que atenda, não só as exigências da saúde, mas também àquelas relacionadas com a da educação da sociedade. Para isso, o projeto pedagógico é direcionado a uma formação não limitada às abordagens tradicionais do ensino, mas transcendendo-as e incorporando-as à luz de novos conhecimentos, habilidades, compromissos éticos, sociais e, sobretudo, da cidadania.
O nutricionista a ser formado pelo Curso de Nutrição da FADAT deverá ser capaz de utilizar na sua vivência diferentes eixos norteadores sob três pontos básicos: fundamentos ético-políticos, fundamentos epistemológicos e os fundamentos didático-pedagógicos visando à formação de um profissional cidadão, comprometido com a ética e com a política coerentes com a profissão que irão exercer. Dessa forma, além de produzir o conhecimento técnico específico, a FADAT também se preocupa com a capacitação do indivíduo em suas relações sociais, culturais, políticas, econômicas e éticas.
A FADAT acredita que o conhecimento produzido sob os pilares da ética e da política democrática, contribui para a construção de uma sociedade mais justa e mais solidária onde tanto a Educação quanto a Saúde, sejam de acesso livre a todas as camadas sociais.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES GERAIS
A formação do Nutricionista oferecida pelo Curso de Graduação em Nutrição da FADAT, em consonância com a Resolução CNE/CES nº 5, de 7 de novembro de 2001, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição, tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
I – Atenção à saúde : os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;
II – Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na
capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
III – Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
IV – Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar
aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
V – Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde; e
VI – Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
VII – Conhecimento do Contexto Local e Regional: O profissional de Nutrição deve compreender as particularidades socioculturais, econômicas e epidemiológicas da região onde atua. Esse conhecimento permite adaptar o cuidado de saúde às necessidades da população, respeitando hábitos, crenças e vulnerabilidades locais, além de facilitar a comunicação e a implementação de estratégias de promoção, prevenção e assistência à saúde de forma mais eficaz e humanizada.
Competências e Habilidades Específicas
I – aplicar conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética;
II – contribuir para promover, manter e ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais;
III – desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em sua área de atuação;
IV – atuar em políticas e programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária, visando a promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional;
V – atuar na formulação e execução de programas de educação nutricional; de vigilância nutricional, alimentar e sanitária;
VI – atuar em equipes multiprofissionais de saúde e de terapia nutricional;
VII – avaliar, diagnosticar e acompanhar o estado nutricional; planejar, prescrever, analisar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos;
VIII – planejar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, visando a manutenção e/ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas;
IX – realizar diagnósticos e intervenções na área de alimentação e nutrição, considerando a influência sócio-cultural e econômica que determina a disponibilidade, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população;
X – atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área de alimentação e nutrição e de saúde;
XI – reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
XII – desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de alimentação e nutrição;
XIII – atuar em marketing de alimentação e nutrição;
XIV – exercer controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência;
XV – desenvolver e avaliar novas fórmulas ou produtos alimentares, visando sua utilização na alimentação humana;
XVI – integrar grupos de pesquisa na área de alimentação e nutrição; e
XVII – investigar e aplicar conhecimentos com visão holística do ser humano, integrando equipes multiprofissionais.