10 semestres
Noturno
R$ 1.633,35
R$ 1.225,01
Nota 5
Portaria MEC nº 648, de 09/05/2022
Clica para ver
Objetivos
Objetivo Gerais:
Seguindo as orientações das Diretrizes Curriculares para os Cursos de Psicologia (Brasil, 2011), o curso de Psicologia da FADAT tem como princípio a oferta de uma formação básica, pluralista e sólida.
Sem desconsiderar a diversidade de concepções que constroem a Psicologia e suas diferentes subáreas, busca-se assegurar uma visão integrada do ser humano em sua totalidade e em sua relação com sociedade e a natureza.
Objetivos Específicos:
- Os principais conceitos, instrumentos de estudo, investigação e intervenção da Psicologia são vistos a partir de uma visão crítica das problemáticas contemporâneas e do aprofundamento nas bases históricas e teórico-metodológicas que construíram e constroem a área como ciência e profissão.
- Formação sólida da produção científica, na prática socialmente relevante e ética e na incorporação de uma concepção que reconhece a necessidade de uma abordagem em diálogo com outros campos de saber.
- Integração indissociável e permanente entre teoria e prática e a necessidade de flexibilização de uma formação profissional num cenário cada vez mais globalizado, devem ser orientadores para a formação reflexiva da ampla gama de questões que envolvem a atuação do psicólogo.
- Oferecer condições para a análise e a crítica das demandas sociais e das implicações ético-políticas da atuação em diferentes contextos, produzindo estratégias de ação e projetos de intervenção que promovam os direitos da cidadania e a qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades.
Corpo Docente
Coordenador(a)
Docentes
Perfil do Egresso
O Curso de Psicologia da FADAT é concebido conforme a legislação educacional vigente no que se refere aos princípios, objetivos e prescrição curricular.
Assim, tem o compromisso de formar Psicólogos que atuem com o rigor técnico e com o compromisso ético com a profissão. Desse modo, pretende que seus egressos sejam profissionais competentes e capazes de atuar em diversificados contextos de ação do Psicólogo, preventivamente e conforme as demandas da sociedade, entendendo os fenômenos psicológicos e empregando técnicas de intervenção adequadas para promover qualidade de vida e bem-estar.
Portanto, o egresso do curso de Psicologia que optar pela ênfase em Psicologia Clínica deve ser capaz de reconhecer o ser humano como agente modificador e promovedor de seu próprio bem-estar, e ser um apoiador na formação de hábitos e de atitudes que facilitem a promoção da saúde. A ênfase nessa área pretende desenvolver no aluno, entre outras, as seguintes competências e habilidades:
- Identificar as causas e os sintomas do sofrimento psíquico e físico de indivíduos e grupos, intervindo no sentido de minimizá-los ou solucioná-los;
- Utilizar instrumental teórico adequado que possibilite a identificação e o diagnóstico dos problemas de saúde com uma abordagem global dos aspectos biopsicossociais;
- Situar o contexto socioambiental em que o sujeito está inserido e onde se expressa seu sofrimento;
- Participar da elaboração, execução e análise de projetos e programas e no desenvolvimento de tecnologias próprias para a saúde, num contexto multiprofissional;
- Participar do planejamento e elaboração de políticas de saúde e programas educativos, atuando em campanhas públicas, situações de crise e epidemias;
- Realizar pesquisas visando a construção e a ampliação dos conhecimentos teóricos e aplicados, no campo da saúde e da saúde mental.
- Analisar e interpretar indicadores epidemiológicos, para subsidiar a elaboração de planos de trabalho.