Núcleo de Educação a Distância – NEaD

O NEaD é um espaço pedagógico específico para a os cursos a distância da FADAT.

A Educação a Distância (EAD) é a modalidade educacional na qual a mediação didática pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

O NEaD terá por finalidade disseminar a cultura de EAD em todas as instâncias da FADAT, projetando, implementando e coordenando o uso dos recursos necessários ao processo de ensino-aprendizagem à distância.

O Núcleo de Educação a Distância – NEaD – tem, ainda, como funções gerenciar as ações relacionadas ao ensino à distância no âmbito da FADAT e realizar a interface com os outros órgãos/entidades, com alunos, professores, tutores, empresas e profissionais contratados para ações relativas ao ensino à distância.

Perguntas Frequêntes

Como ingressar nos cursos da modalidade à distância da FADAT?

O aluno poderá ingressar nos cursos à distância através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou de seleção específica divulgada pelo NEaD quando há disponibilidade de vagas.

Diploma EAD é válido?

Sim. O diploma obtido em curso superior a distância vale tanto quanto o presencial e pode ser usado para comprovar a escolaridade em situações como concursos públicos, busca de emprego e ingresso em pós-graduação.

É possível solicitar aproveitamento das disciplinas de um curso presencial para o EaD?

Sim. As disciplinas cursadas pelo aluno, com aprovação, em outras Instituições de Ensino Superior – IES, autorizadas ou reconhecidas pelo Conselho Nacional de Educação, poderão, eventualmente, ser aproveitadas.

Posso fazer transferência de um curso presencial para EAD e vice-versa?

A transferência de alunos de outras instituições, nacionais ou estrangeiras para a FADAT depende de Edital previamente estabelecido e só poderá ser efetuada durante o período previsto no calendário acadêmico, observados os limites de vagas e condições regulamentares de cada curso, podendo ou não incluir os cursos à distância.

Preciso saber informática para fazer um curso EAD?

O nível de conhecimento exigido de um aluno EaD é de nível “usuário”. Ou seja, para acessar o conteúdo, assistir às aulas e realizar as atividades propostas é necessário saber realizar tarefas simples no computador, tais como: ligar o equipamento, entrar na internet, digitar, usar o mouse e trabalhar com programas simples de edição de texto. No início do curso o aluno é oferecido um pequeno tutorial para aprender a acessar o sistema e navegar pelo ambiente virtual do curso. Além disso, o curso conta com a presença de tutores que auxiliam os alunos em caso de dificuldade. Quando o curso exige alguma habilidade específica, essa informação é oferecida no site ou na secretaria da faculdade.

No EaD o aluno estuda sozinho o tempo todo?

Não. Um dos mitos com relação ao ensino a distância é que o aluno fica isolado o tempo todo. Isso não é verdade. Apesar de contar com algumas atividades de auto-estudo, nas quais o aluno pode escolher seus horários para assistir a videoaulas, ler textos e realizar atividades online, os cursos superiores à distância têm uma série de momentos em que o estudante interage com os colegas, professores e tutores. Isso pode acontecer em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, pela Internet, ou em encontros presenciais previstos no programa do curso.

Curso à distância é mais fácil do que presencial?

Não. A diferença entre os cursos de graduação presencial e a distância está na modalidade de ensino. Ou seja, os recursos pedagógicos, o tipo de atividade e as tecnologias empregadas no processo de ensino-aprendizagem. Se compararmos a mesma graduação, tanto na modalidade presencial como em EaD, o programa de disciplinas respeita as mesmas diretrizes curriculares e trata dos mesmos temas. Há pessoas que se adaptam melhor ao EaD e outras que preferem o ensino presencial. Porém, em nível de complexidade, os dois formatos de graduação são equivalentes.

Equipe NEaD

NOMEFUNÇÃO
Joyce Costa Gomes de SantanaCoordenadora
Victor Apuena Camerino de Oliveira e SilvaTécnico de Informática
John Marlen Moura LimaResponsável pelo AVA
Josilania Alves da Silva SantiagoResponsável pela Logística
Francisco Antônio Ferreira de AlmeidaResponsável pela Análise
Ivna Zaíra Figueredo da SilvaDesign Instrucional
Pular para o conteúdo