Ensino superior em três níveis

Capa da Notícia
faculdade quixadá | faculdade em quixadá | vestibular

Ensino Superior: tipos e níveis de curso

Na hora de ingressar no Ensino Superior, é normal ter muitas perguntas. Além do clássico dilema da escolha do curso, dúvidas sobre a diferença entre modalidades e tipos também podem surgir. Bacharelado ou licenciatura? Mestrado ou especialização? Presencial ou EAD? A vida acadêmica tem muitas opções e, para ter o melhor aproveitamento, conhecê-las é fundamental.

O Ensino Superior é direcionado para estudantes adultos, muitas vezes já atuantes no mercado de trabalho. E, por isso, aborda habilidades teóricas e práticas, necessárias ou complementares ao exercício profissional. Vale lembrar que, dentro de uma mesma área, existem diversos setores que exigem competências específicas, mesmo que inseridas em um campo de conhecimento em comum. Oferecer abordagens diferentes na formação resulta no melhor aproveitamento dos estudos, já que cada um pode escolher qual é a melhor formação, tendo em vista os objetivos profissionais.

Bacharelado 

O bacharelado é o tipo de curso mais tradicional da graduação. Ele oferece contato abrangente do aluno com a base teórica e científica da área. É recomendado para quem busca exercer ativamente a profissão, em empresas ou como autônomo. Por exemplo, um bacharel em direito atua como advogado ou juiz, um bacharel em matemática pode seguir em finanças, estatísticas etc. A duração média da graduação é de quatro a cinco anos.  

Licenciatura 

Para quem pretende ser professor, a formação precisa ser em licenciatura. Os estudos se concentram em metodologias para ensinar sobre um campo de conhecimento. Ao final do curso, quem se forma pode dar aulas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Médio. Já, no caso da Educação Infantil, o profissional precisa ter cursado Pedagogia, embora a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) aceite a formação de nível médio.

Tecnológico 

Ao contrário dos bacharelados e licenciaturas, os cursos de tecnólogo são mais específicos e curtos. O foco é voltado para a prática, o exercício de atividades específicas, que permita diplomação superior para uma inserção rápida ao mercado. O tempo de duração é de dois a três anos.

Modalidades Presencial e EAD 

No Brasil, existem cursos de nível superior ofertados tanto em aulas presenciais como a distância. Não existem diferenças na emissão do diploma nem carga horária entre as modalidades.

Pós-graduação: lato e stricto sensu

Após formado na graduação, se o desejo é seguir na vida acadêmica, existem duas possibilidades: lato ou stricto sensu. As diferenças entre os cursos oferecidos por cada uma dessas categorias estão basicamente na diplomação e carga horária (pós-graduações lato recebem certificados, e stricto diploma de mestre e doutor). Assim como na escolha do tipo de curso e modalidade, trata-se de uma decisão que depende do perfil profissional e interesses do aluno.

Fonte: Fundacred

Notícias relacionadas

Santander Graduação x FADAT

A parceria do Santander resultou na concessão de 03 (bo...

Leia mais
Curso de Farmácia da FADAT realiza ações educativas em escolas

O Curso de Farmácia da FADAT realizou no dia 01/06/2022...

Leia mais
METAFADAT+

A FADAT lança, em primeira mão, o seu inovado LABORATÓR...

Leia mais
Alunos da FADAT têm acesso a laboratórios virtuais

FADAT é sinônimo de INOVAÇÃO e TECNOLOGIA. Além dos lab...

Leia mais
Professor da FADAT é membro do Conselho Executivo e Curador do Museu Histórico da Ordem dos Advogados do Brasil em Brasília

O Museu Virtual da OAB Nacional é uma imersão virtual n...

Leia mais
A FADAT lançou Projeto “BATE PAPO FADAT”

Este Projeto marcará a criação da TV FADAT. O que é? Pe...

Leia mais
Pular para o conteúdo