Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Dia da Educação: Vamos ressignificar a educação

Capa da Notícia

As aulas estão suspensas, e todo o sistema educacional mundial está tendo que se reinventar por decorrência da pandemia da covid-19. A informação nunca foi tão vital para a humanidade, e há a necessidade de compreender todo ecossistema e suas complexidades.

É uma equação difícil, mas necessária. Alinhar a ciência, economia e política para mitigar os efeitos desta crise mundial. Neste mundo hiperconectado, em que todos se tornam especialistas da noite para o dia, saber o que realmente é informação e não “fake news” se tornou um dos grandes desafios da nossa era. Os gestores, tomadores de decisão e formadores de opinião têm uma responsabilidade ainda maior, pois suas decisões e opiniões podem salvar mais vidas e mitigar os efeitos danosos para a economia. São tempos complexos e difíceis, e não há verdades absolutas ou decisões permanentes. A cada momento protocolos são revistos, e novos decretos são publicados em um movimento empírico constante.

Neste cenário, por certo, é a educação, como um dos principais instrumentos de emancipação intelectual do indivíduo, que é capaz de nos habilitar para assumir responsabilidades, gozar diretos e exercer a participação política livre e consciente.

O conhecimento garante a verdadeira liberdade, que vai além da liberdade física, a liberdade intelectual, portanto. A Educação, como direito fundamental, consagrado na Constituição Federal, e sendo um dos pilares para atingirmos os ODS, objetivos para um desenvolvimentos sustentável, da Agenda 2030 da ONU, é um direito que não pode ser negligenciado. Uma vez que a educação de qualidade contribui para termos um mundo mais seguro, mais sadio, mais próspero e ambientalmente mais puro, e que, ao mesmo tempo, favoreça o progresso social, econômico e cultural, a tolerância no seu sentido mais amplo e a cooperação internacional.

É o momento de ressignificar a educação, olhar para frente, assimilar as lições aprendidas e viver agora “o novo normal.” Podemos transformar a crise em uma oportunidade e mudar o mindset para uma educação mais humana, com maior participação da família, e em uma sociedade com mais empatia, mais solidariedade, com valores de ser mais do que ter. É hoje e sempre, não há mais tempo a perder.

Fonte: Fundacred

Notícias relacionadas

Vivência Assistencial em Saúde da Mulher: Alunos de Enfermagem da FADAT Atuam na Maternidade HMJMJ

Os alunos da disciplina Processo de Cuidar da Saúde da...

Leia mais
Professor do Curso de Nutrição, integrará delegação cearense na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

A Faculdade Dom Adélio Tomasin (FADAT) terá seu comprom...

Leia mais
FADAT no Projeto Universidade na Escola

Hoje a Fadat se fez presente na Escola Estadual de Ensi...

Leia mais
Professor do curso de Odontologia da FADAT deposita patente de inovação científica na prevenção à periodontite

O Prof. Me. Everton Cavalcante da Silva, docente da dis...

Leia mais
Faculdade Dom Adélio Tomasin discute Tecnovigilância e Hiperconexão Laboral

O curso de Direito da Faculdade Dom Adélio Tomasin (Fad...

Leia mais
Santander Graduação x FADAT

A parceria do Santander resultou na concessão de 03 (bo...

Leia mais
Acessar o conteúdo