FADAT – Inovação em Educação: uma nova realidade

Capa da Notícia

Inovar em educação significa abandonar o modelo padronizado de ensino, em que todos são tratados da mesma maneira e submetidos às mesmas aulas expositivas, nos mesmos horários e locais, realizando as mesmas avaliações. A FADAT se prepara para encarar os alunos do século XXI, criando a Sala de Aula do Futuro.

Visando sempre a INOVAÇÃO, a MOTIVAÇÃO, a busca pela MELHORIA contínua dos resultados no processo de ensino-aprendizagem, as práticas pedagógicas aplicadas nos cursos (presenciais e a distância) na FADAT serão adotadas e revisadas constantemente no tocante as estratégias para o desenvolvimento de competências e a capacidade de seus formados de integração das competências com o cotidiano, com o uso de Metodologias Ativas e Integrativas no contexto dos cursos e disciplinas.

Se o mundo ao redor da sala de aula é tão atrativo, por que dentro dela não pode ser também? Há muito tempo, o modelo de educação tradicional vem parecendo cada vez mais engessado e ultrapassado, afinal, os alunos têm amplo acesso a diversas tecnologias e redes sociais, como internet rápida, jogos eletrônicos e plataformas de streaming que facilitam o dia a dia. É natural que estas intervenções também estejam presentes no seu modo de aprendizado. 

O uso de metodologias ativas e integrativas nasce na FADAT do reconhecimento por parte dos docentes e gestores dos resultados formativos alcançados através de seu uso e têm por objetivo promover um aprendizado que integre conhecimentos nas áreas específicas dos cursos e a prática profissional, promovendo o desenvolvimento de competências, ou seja, a capacidade pessoal de mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho e pelo desenvolvimento tecnológico.

Metodologias inovadoras como gamificação, design thinking, sala de aula invertida, aprendizagem móvel, PBL (aprendizagem baseada em problemas), culture maker, entre outras, estão entre as mais promissoras para serem implantadas com reflexo positivo nas práticas de ensino da FADAT.

A trajetória de educação alinhada à inovação é totalmente promissora, porém, ainda resiste aos métodos tradicionais. Por isso, é necessário dar a devida importância aos avanços tecnológicos e às novas metodologias como aliados do processo de ensino-aprendizagem. 

Transformar vidas pela educação – A FADAT aposta na Inovação.

A FADAT acredita e promoverá por meio do caminho da inovação, práticas e resoluções que contribuem com o desenvolvimento educacional com apoio a ações diferenciadas que projetam um novo rumo na metodologia de ensino.

Notícias relacionadas

Um Santo no Sertão

O Nordeste tem quase todo o seu território incrustado n...

Leia mais
A FADAT Conquista Selo de Responsabilidade Social da ABMES

A FADAT recebeu o Selo de Responsabilidade Social, conc...

Leia mais
Santander Graduação x FADAT

A parceria do Santander resultou na concessão de 03 (bo...

Leia mais
Estudantes de Odontologia da FADAT comemoram o início das atividades práticas laboratoriais do curso

Os acadêmicos do curso de graduação em Odontologia da F...

Leia mais
Parceria entre a FADAT e o Santander oferecerá vantagens para os alunos

A FADAT recebeu a visita de uma equipe do Banco Santand...

Leia mais
Lançamento da Campanha 2023

A FADAT lançou ontem a Campanha de Vestibular e Captaçã...

Leia mais
Pular para o conteúdo