4 Curiosidades sobre a carreira de enfermagem

A enfermagem é uma profissão vital para a saúde e bem-estar das pessoas, e os enfermeiros são os principais cuidadores de pacientes em todo o mundo. Pensando nessa profissão tão especial é que preparamos um conteúdo com algumas curiosidades sobre ela, leia até o final:

Um dos salários que mais crescem

Salário de enfermagem é um dos que mais crescem após aprovação da PEC

O salário de enfermagem é um dos que mais crescem na área da saúde. Profissionais como enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais dessa área vêm se destacando cada vez mais, com salários cada vez mais elevados. Essa realidade está diretamente ligada à crescente necessidade de mão de obra qualificada para atender às exigências das organizações.

Em agosto deste ano, o Congresso aprovou o piso salarial para enfermeiros, de R$ 4.750. Técnicos recebem 70% do valor (R$ 3.325), enquanto auxiliares e parteiras, 50% (R$ 2.375).

O símbolo da enfermagem

símbolo da enfermagem

O símbolo da enfermagem é uma lâmpada a óleo com uma cobra enrolada. O desenho foi criado no século XVIII pela Escola de Enfermagem de Londres, como uma forma de celebrar a enfermeira Florence Nightingale e comemorar a luz e energia que ela trouxe para a área da saúde. A lâmpada é um símbolo de cultura para a comunidade de enfermagem, pois simboliza os cuidados carinhosos e serviço de luz que os enfermeiros fornecem diariamente aos seus pacientes. Já a cobra com cor de material dourado enrolada representa a medicina, já que elas curam com cuidados que nutrem e dão vida e possuem.

Uma das profissões mais antigas do mundo

A enfermagem é uma profissão antiga A enfermagem é uma das profissões mais antigas do mundo, tendo surgido na Idade Média. Naquela época, as pessoas eram cuidadas por religiosos e monjas, que eram os únicos a terem conhecimento sobre cuidados médicos. Com o tempo, a enfermagem foi se profissionalizando e, hoje, é uma das profissões mais respeitadas do mundo.

Profissão dominada pelas mulheres

A enfermagem é uma profissão feminina A enfermagem é uma profissão predominantemente feminina, com cerca de 90% das enfermeiras sendo mulheres. No entanto, a presença de homens na enfermagem está aumentando a cada ano, com cerca de 10% dos profissionais da área sendo do sexo masculino.

Por último, e não mais importante…

A carreira de enfermagem também oferece aos profissionais a oportunidade de trabalhar em um ambiente de trabalho socialmente gratificante. Enfermeiros têm a oportunidade de trabalhar junto com outros profissionais para cuidar das pessoas e para ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar dos pacientes, ajudando-os a se recuperar e viver vidas mais saudáveis.

A carreira de enfermagem é, sem dúvida, uma opção atraente para aqueles que desejam trabalhar na área da saúde. Se interessou? Inscreva-se agora mesmo na FADAT