6 dicas para escolher a melhor faculdade para você

Capa

Se você está terminando o Ensino Médio ou já terminou, provavelmente deve estar de olho no seu futuro profissional. E dentre tantas opções, a dúvida de como escolher a melhor faculdade acaba batendo na porta, concorda?

E nesse processo de escolha, alguns critérios precisam ser analisados. Afinal, você vai passar, em média, entre 2 e 5 anos na faculdade escolhida. Por isso, preparamos algumas dicas para você escolher a faculdade ideal para a profissão que almeja. Vem conferir!

Área de interesse 

A primeira dica para escolher a melhor faculdade, é já ter em mente qual curso você deseja fazer. Assim, você vai conseguir mapear as melhores instituições que oferecem a graduação que você tem em mente. Depois disso, é só buscar qual a que possui excelência na sua área de interesse. 

Pesquise sobre a nota do MEC e a avaliação dos cursos ofertados 

Outro ponto fundamental é verificar se a faculdade é reconhecida pelo Ministério da Educação e se os cursos ofertados por ela são bem avaliados. Lembre-se que o reconhecimento pelo MEC é o que vai garantir a validade do seu diploma, permitindo que você exerça a profissão legalmente.

Já as avaliações realizadas pelo MEC são fundamentais. Busque aquelas faculdades que recebem nota entre 4 e 5. Assim, você garante a melhor faculdade e um ensino superior de alto padrão.

Infraestrutura da faculdade 

Escolher uma faculdade que tenha uma boa estrutura é fundamental para que seus estudos sejam bem-sucedidos. Por isso, procure verificar a qualidade da sala de aula, dos laboratórios, do material didático, dos equipamentos e da estrutura. Dessa forma, você garante um ensino com qualidade e bem-estar. 

Qualificação do corpo docente 

É claro que a qualificação dos professores é outro ponto essencial para escolher a melhor faculdade para você. Afinal, é o corpo docente que vai oferecer a melhor didática para que você possa se especializar no curso escolhido. 

Procure analisar o currículo dos professores, titulação, formação e experiência. Outra dica é conversar com alunos que fazem ou já fizeram o curso na faculdade que você escolher. Assim, você poderá pegar um feedback para ter certeza se o ensino é de qualidade. 

Oportunidade de trabalho 

Algumas faculdades possuem convênios com outras empresas para oferecer vagas de estágio. Esse é um critério bastante relevante para que os alunos ingressem no mercado de trabalho enquanto ainda estiverem na faculdade. 

Valor da mensalidade 

Depois de avaliar todos os critérios anteriores, procure analisar se a mensalidade cabe no seu bolso. Afinal, não adianta escolher a melhor faculdade se você não conseguir arcar com os custos, concorda? Além disso, cuidado com faculdades que oferecem valores baixos demais. Isso não é garantia da qualidade do ensino. 

Agora que você já sabe como escolher a melhor faculdade para o seu futuro, que tal conhecer mais sobre a FADAT? Temos certeza que nos encaixamos em todas as opções acima para garantir um ensino de excelência para você.

Pular para o conteúdo