Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Aumenta a procura por graduação em Ciências Contábeis

Capa da Notícia

A Contabilidade tem sofrido mudanças constantes ao longo dos últimos 10 anos, que vão desde a adequação às normas internacionais até as demandas de informatização digital, como a nota fiscal eletrônica e as demonstrações do eSocial. Consequentemente, o mercado contábil também se aprimora e cresce a cada nova mudança, exigindo do profissional um papel cada vez mais estratégico, de análise e gestão das informações.

Essa nova realidade das Ciências Contábeis, que amplia o mercado e ressignifica a função dos contadores dentro das empresas, faz também com que cresça expressivamente o interesse de universitários frente ao curso.

Segundo Censo da Educação Superior de 2018, publicado pelo Ministério da Educação (MEC), a graduação em Ciências Contábeis está entre as cinco mais procuradas por estudantes brasileiros. Isto acontece porque a contabilidade não é mais uma profissão de um único perfil, esclarece a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), e também professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Ana Tércia. “Hoje existem influenciadores digitais da contabilida-de e outras séries de ações que são da modernidade. O fato de ser contador não condena mais ninguém a trabalhar o resto da vida em um escritório.”

Porém, será que o ambiente acadêmico consegue acompanhar com a mesma velocidade as demandas deste mercado contábil, cada vez mais digital e multitarefas? Para a presidente do CRCRS, as universidades ainda trabalham com práticas profissionais bastante limitadas, recursos limitados, e melhor a forma de nivelar está diferença entre academia e mercado é com os alunos ingressando no ambiente profissional. “Por mais esforços que se façam, tanto de ferramentas quanto de desenvolvimento intelectual, a universidade sempre será um ambiente hermético, simulado. O cenário ideal é esse aluno estudando e tendo uma experiência no mercado de trabalho.”

Outro ponto a ser analisado sobre o cenário acadêmico da contabilidade dá-se a partir do Exame de Suficiência, prova obrigatória aos bacharéis em Ciências Contábeis no Brasil. Só a partir da aprovação no exame que o profissional poderá exercer a contabilidade. Na última prova, que aconteceu no segundo semestre de 2018, o Rio Grande do Sul obteve a melhor média em comparação com outros estados, porém a aprovação dos estudantes não passou dos 50%.

De acordo com Ana Tércia, este é um resultado que não se pode comemorar, mesmo que o estado gaúcho esteja na liderança do exame: “Excelência abaixo dos 50% de aprovação é uma excelência bem questionável. Então eu só começaria a falar que o resultado é bom quando as médias forem mais elevadas, acima dos 60%”.

Fonte: fundacred

Notícias relacionadas

Vivência Assistencial em Saúde da Mulher: Alunos de Enfermagem da FADAT Atuam na Maternidade HMJMJ

Os alunos da disciplina Processo de Cuidar da Saúde da...

Leia mais
Professor do Curso de Nutrição, integrará delegação cearense na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

A Faculdade Dom Adélio Tomasin (FADAT) terá seu comprom...

Leia mais
FADAT no Projeto Universidade na Escola

Hoje a Fadat se fez presente na Escola Estadual de Ensi...

Leia mais
Professor do curso de Odontologia da FADAT deposita patente de inovação científica na prevenção à periodontite

O Prof. Me. Everton Cavalcante da Silva, docente da dis...

Leia mais
Faculdade Dom Adélio Tomasin discute Tecnovigilância e Hiperconexão Laboral

O curso de Direito da Faculdade Dom Adélio Tomasin (Fad...

Leia mais
Inauguração da Clínica Escola Integrada da FADAT: Um Marco de Inovação e Cuidado à Comunidade

A Faculdade FADAT tem o orgulho de anunciar a inauguraç...

Leia mais
Acessar o conteúdo