Afinal, como conciliar trabalho e estudo? Veja 4 dicas que vão ajudar!

Uma pesquisa divulgada pela Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – revelou que 70% dos estudantes universitários dividem o seu tempo de aprendizado com alguma atividade remunerada. Mas como conciliar trabalho e estudo sem perder a qualidade em algum deles?

Essa é uma dúvida muito comum entre os jovens que buscam um futuro melhor por meio de uma graduação e não podem abrir mão de seu trabalho, seja por ajudar a família ou até para custear seu curso.

Pensando nisso, nós selecionamos 4 dicas (e uma extra) que vão ajudar você a organizar melhor o seu tempo e, assim, realizar as duas atividades com sucesso. Ficou curioso? Confira!

Como conciliar trabalho e estudo em 4 etapas?

Antes de tudo, é preciso se organizar, ou seja, entender quais são suas atividades mais importantes e o tempo demandado por elas. Depois, vamos dividir e eleger prioridades. Estas 4 dicas vão ajudar muito!

1. Faça um cronograma

Criar um cronograma que funcione, de fato pode ser um desafio. Isso porque, na maioria das vezes, nós nos esquecemos de deixar espaço para imprevistos. Por hora, faça o seguinte:

• anote em uma folha de papel todas as suas atividades diárias e seus horários de entrada e saída (faculdade, trabalho, entre outras);
  • analise os horários que você tem disponíveis para cada atividade e os que você pode manter em aberto;
  • pense na possibilidade de diminuir o tempo de algumas atividades como: internet, televisão ou até aquele período ocioso que pode ser usado de forma mais produtiva;
  • divida suas tarefas fixas nos horários definidos para elas e as tarefas flexíveis ou esporádicas nos espaços vazios na agenda.

Pronto! Agora você já tem o seu primeiro cronograma.

2. Crie compromissos

Criar compromissos com você e com outras pessoas pode ajudar a manter o combinado. Um compromisso público tem peso e faz com que você se esforce para cumpri-lo. Como fazer isso, afinal?

Escolha um grupo de amigos ou até mesmo familiares e explique o que você está fazendo. Diga que esse é um compromisso público com a finalidade de conquistar algo que você deseja que, nesse caso, é conciliar trabalho e estudo sem perder a qualidade em um deles e, ainda assim, manter uma rotina saudável. Escolha pessoas de confiança e que torçam por você.

3. Estude em grupo

Se o problema é manter uma rotina organizada nos estudos, um grupo pode ajudar. Os grupos de estudos, além de inúmeros outros benefícios, podem garantir que você mantenha o cronograma e pare de procrastinar.

4. Otimize seu tempo

Otimizar significa “criar condições favoráveis para”, ou seja, você já tem um cronograma, fez o seu compromisso público, já tem o apoio de um grupo de estudos, agora a sua responsabilidade é fazer com essas tarefas possam, de fato, ser realizadas.

Essa parte é a mais importante e a mais difícil, mas não impossível. Entenda seus motivos por trás de suas atividades: por que você trabalha? Como isso ajuda a melhorar sua vida? Qual a importância dos estudos para você?

Com essas respostas em mente, fica fácil escolher entre fazer ou não fazer uma atividade e, consequentemente, criar as melhores condições para realizá-las.

O que fazer quando tiver algum imprevisto?

Imprevistos acontecem e isso é fato. Foi por esse motivo que falamos para manter espaços em branco na agenda. Assim, você consegue reorganizar algumas de suas atividades flexíveis e manter a rotina em dia.

Lembrando que é muito importante reservar alguns momentos — os espaços em branco também valem aqui — de lazer durante a semana para recarregar as energias. Com a mente e o corpo descansados, fica muito mais fácil cumprir seu cronograma com sucesso!

Gostou das dicas de como conciliar trabalho e estudo e, ainda assim, manter alguns horários livres para a diversão? Sua tarefa agora é colocar em prática.

Aproveite para seguir nossas redes sociais e receber mais dicas como essas! Estamos no Facebook e no Instagram!