Como descobrir qual a minha vocação profissional? Confira essas 4 dicas valiosas

Quando a fase adulta se aproxima, nem sempre é fácil responder à pergunta “como descobrir qual a minha vocação profissional?”, já que você pode ter muitas alternativas de cursos em mente e gostos particulares que, embora muito diferentes, sejam igualmente atrativos.

Entretanto, tudo pode ficar mais fácil se você seguir alguns passos simples. Neste texto, você verá quais são as dicas mais valiosas para conseguir obter as respostas que você tanto procura.

Quer saber quais são? Então, continue a leitura!

1. Busque o autoconhecimento

O autoconhecimento é a principal ferramenta que você tem para descobrir sua vocação profissional, afinal, não há ninguém melhor que você para saber quais são as suas preferências, objetivos de vida e quais ações fazem de você uma pessoa mais feliz.

Nesse sentido, é fundamental passar pelas mais diversas experiências para descobrir as profissões que mais se encaixam em seu perfil. Quanto mais numerosas, mais possibilidades de avaliação você terá, podendo fazer comparações úteis. Dessa forma, fazer cursos técnicos e de extensão, viajar e procurar informações em universidades pode ser útil nesse processo.

2. Realize um teste vocacional

O teste vocacional, realizado muitas vezes com auxílio de um psicólogo, é uma maneira de avaliar quais são suas preferências e aptidões. Nesse teste, avalia-se a tendência para seguir determinadas carreiras e funções, considerando a sua personalidade.

A avaliação é uma maneira útil para comprovar seus interesses e deixar suas escolhas um pouco mais claras. Vale lembrar, porém, que essa é apenas mais uma ferramenta que você pode utilizar, não tendo a obrigação de seguir os apontamentos propostos à risca.

3. Converse com familiares e amigos

É comum que os jovens vejam muita incerteza no futuro. Os familiares e amigos, por outro lado, conseguem, muitas vezes, identificar áreas que você goste e também tenha aptidão. Com isso, a chance de você fazer uma escolha profissional que trará realização no futuro é maior.

Ainda que essa consulta seja interessante, a decisão deve ser pessoal, já que a visão dos outros está misturada com preconceitos e visões preestabelecidas das profissões que nem sempre são verdadeiras.

4. Pesquise sobre o mercado de trabalho

No processo de transformação digital, a tendência é que várias profissões percam força no futuro. Por isso, é interessante verificar se o movimento atual é de crescimento ou baixa. As ocupações que trabalham com serviços manuais, por exemplo, devem ser substituídas por outras. Por outro lado, as profissões ligadas à informática e à saúde (principalmente de idosos) tendem a permanecer e ficar ainda mais fortes.

É verdade, porém, que no futuro as pessoas precisarão aprender a reaprender. Isso significa que os profissionais deverão estar sempre estudando para entender as mudanças que virão. Então, ficará cada vez mais difícil encontrar pessoas que passem toda a vida na mesma empresa, realizando a mesma função.

Agora que você tem a resposta para aquela pergunta do início do post — como descobrir qual a minha vocação profissional? —, é hora de colocar as dicas em ação. Então, busque a maior quantidade de informações conversando com amigos, familiares, psicólogos e coordenadores de curso. Dessa maneira, é possível esclarecer as dúvidas sobre as suas áreas de interesse, o que facilitará sua escolha.

Você gostou deste texto? Então, compartilhe-o agora mesmo em suas redes sociais e ajude seus amigos a também fazerem as melhores escolhas. Contamos com você!

[rock-convert-cta id=”77″]