Como escolher uma faculdade? Confira 4 dicas

A faculdade é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Lá, você terá contato com outros alunos, que poderão compartilhar experiências e com professores, que além de mestres, poderão ser bons amigos para a vida e para seu crescimento na carreira. Os anos dentro da academia não são fáceis, mas com dedicação, o esforço irá valer a pena. Mas, antes de colher os frutos, eis a dúvida cruel: qual curso escolher? Nosso texto vai lhe dar algumas dicas para você refletir e chegar a um consenso com segurança.

Desde criança, o que você respondia que seria quando adulto?

Médico, cantor, bombeiro, aviador! Quando criança, queremos ser aquilo que nos chama a atenção, que faz os olhos brilharem. Às vezes, esse gosto é pautado pela profissão de alguém próximo, da família, ou por algo que vemos na TV. Isso não é brincadeira! Essa escolha ingênua, pode aos poucos ir determinando os gostos e aptidões na infância, adolescência e na fase de escolha do curso.

Recentemente, devido à pandemia, foram veiculadas matérias em que crianças, por verem a importância dos profissionais da saúde, decidiram que iriam seguir essa carreira. Pode ser que mude? Sim. Mas pode ser também que essa vontade seja a determinação necessária para estudar mais e conquistar a tão sonhada faculdade.

Então, a dica que fica é: na infância, o que você respondia quando lhe perguntavam o que seria quando adulto? Pensando nas atribuições dessa carreira, você se vê nela? Jamais ignore ou descarte os sonhos profissionais cultivados na infância.

Estabilidade x Satisfação

Muitos jovens se veem no dilema: faculdade ou concurso? E se for fazer faculdade, qual me possibilitará, depois, ingressar em um pleito para conquistar aquela vaga vitalícia?

Aqui, cabe uma pontuação. Concurso tem seus prós e contras. Há a estabilidade, o bom salário. Mas será que só isso vai lhe fazer um profissional feliz? Muitas pessoas optam por serem concurseiros, estudam, passam. Mas depois percebem que aquilo não os faz feliz. Por isso, antes de mais nada, reflita.

Uma faculdade lhe dá conteúdo na teoria e prática para exercer uma profissão. Com um diploma, você pode ter maior autonomia e recursos para empreender ou para, gradualmente, crescer no seu trabalho e, quem sabe, conquistar sua estabilidade e independência financeira.

E na faculdade, você poderá conquistar esses benefícios, na área que você optou por estudar e na qual deposita sua vocação. Então, quando tiver aquela dúvida entre concurso ou faculdade, perceba que as oportunidades que a faculdade oferece são maiores. E que com ela, você pode conquistar tudo o que teria com concurso, mas com a certeza de estar na sua área de aptidão.

Testes funcionam?

Sim, testes de vocação funcionam. Essas pesquisas são feitas por profissionais da área da educação, pedagogia e psicologia. Todas as perguntas são pontuais para assimilar os gostos e talentos e, dessa forma, apontar áreas que convergem com as respostas. Atenção: a pesquisa aponta áreas que se alinham com as respostas. Logo, tem sempre que haver responsabilidade nas respostas. Quanto mais honesto se é, maiores as chances dos resultados serem certeiros.

Sei a área, mas não sei o curso. O que fazer?

Humanas, exatas, saúde. Você pode começar escolhendo a sua área de interesse de acordo com o que lhe dá satisfação.

Por exemplo, curte cálculo? Talvez exatas seja sua praia. Prefere literatura e escrita? Você tem cara de humanas. Não tem medo de sangue e adora séries médicas e se vê cuidando e operando pessoas/animais? Você tem tudo com cursos de saúde!

Uma vez que você define a área, a dica é pesquisar quais cursos despertam o seu interesse. Com esse recorte, você pode ir atrás de conhecer como são essas profissões na prática.

Por exemplo: jornalismo, pode visitar uma redação. Medicina, pode ser voluntário em ONG´s que cuidam de pessoas com comorbidades. Matemático? Converse com seu professor do colégio e saiba mais sobre como fazer plano de aula, avaliações.

Estimamos que nossas dicas contribuam para a sua tomada de decisão. É natural ter dúvidas sobre qual faculdade cursar. Afinal, ali você vai depositar uma vida de estudos, esforços. E tudo bem, também, se em alguma parte desse processo, seja início, meio, ou chegando ao fim, você perceber que não é aquilo que você esperava. Mas antes de realmente desistir, reflita se vale a pena parar com tudo aquilo que você já fez e se não poderá aproveitar aquele conhecimento na nova escolha. Se a resposta for “não”, vá atrás do que o faz feliz.