Como escolher uma faculdade de qualidade para estudar?

Capa

Você sabe como escolher uma faculdade de qualidade? Como há uma grande variedade de instituições de ensino superior atualmente, é necessário seguir alguns passos para não cair em erros que podem comprometer o investimento no futuro.

Embora o valor das mensalidades seja um fator importante quando decidimos em qual instituição estudar, isso não deve ser visto como único fator. Há, por exemplo, faculdades com valores muito baixos, mas que não oferecem a qualidade no ensino que você espera.

Nesse sentido, é necessário fazer uma análise ampla de todos os fatores que contribuem com a qualidade de uma instituição e, consequentemente, com uma experiência agradável para você durante o processo de aprendizagem.

Por isso, você verá neste texto a importância de fazer pesquisas e o que considerar na hora de escolher uma faculdade. Confira!

Qual é a importância de pesquisar várias instituições de ensino?

Parabéns! Se você tem o interesse de fazer um curso superior, significa que você não pretende ficar parado no tempo vendo outras pessoas adquirirem conhecimento e candidatarem-se aos cargos que tanto desejam.

Para conseguir os melhores resultados no futuro, é fundamental pesquisar várias instituições de ensino, já que você fará um investimento de tempo, de dinheiro e de conhecimento, não é mesmo?

Uma decisão ruim pode impactar o seu futuro profissional, diminuindo as possibilidades de trabalho e minando o conhecimento adquirido.

Nesse sentido, torna-se fundamental fazer pesquisas aprofundadas sobre as instituições que você teve algum interesse. Dessa maneira, a chance de você se arrepender no futuro diminui, o que é fundamental para conseguir terminar o curso motivado.

E, para tal pesquisa, é preciso considerar alguns pontos. Confira a seguir!

O que considerar na hora de escolher uma faculdade?

Diversos fatores devem ser considerados para atestar a qualidade de uma instituição de ensino superior. Veja agora quais são os principais!

Verificar a autorização de curso

O primeiro passo que o estudante deve dar é verificar se a instituição é realmente autorizada a ofertar o curso. É a única maneira que você tem de certificar-se de que o seu diploma será válido e reconhecido no futuro.

Para verificar essa informação, basta acessar o site do e-MEC. Dessa maneira, você poderá consultar os dados oficiais da faculdade fornecidos pelo Ministério da Educação. Caso você não encontre a informação, fique esperto para não cair em golpes.

Avaliar a qualidade da faculdade junto ao MEC

Outra função importante do e-MEC é apontar a avaliação institucional e dos cursos, ou seja, a nota que o MEC dá aos cursos e à instituição como um todo. Ao fornecer a nota institucional, o ministério considera diversos fatores, como a nota obtida no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), a quantidade de professores mestres e doutores, a quantidade de laboratórios, a publicação de trabalhos, o trabalho com pesquisa e extensão etc.

O indicador é importante, já que atesta a qualidade do ensino em sua totalidade. Por isso, prefira as instituições que tenham nota mais próxima de 5 (conceito máximo). Dessa maneira, além de ter um aprendizado mais eficiente e de qualidade, diminuem-se as chances de a instituição passar por processos de descredenciamento, o que pode dificultar a vida acadêmica dos alunos.

Entender as formas de pagamento

Uma boa instituição de ensino se preocupa em proporcionar valores que sejam acessíveis e de acordo com a realidade da região, além de fornecer bolsas e incentivos para aqueles que não conseguem arcar com o valor cheio no momento. Quanto maior for o número de possibilidades de pagamento disponível, maiores serão as chances de você se adequar a alguma delas.

Descobrir se há alto índice de reclamações

No papel, nenhuma faculdade apresenta problemas. Mas a realidade, muitas vezes, é diferente. Cobranças não previstas, dificuldades com infraestruturas e até mesmo uma a relação não tão boa com professores… tudo isso pode acontecer!

Por isso, é fundamental que você pesquise qual é o índice de reclamação dos estudantes contra a instituição. Além disso, veja se o índice de resolução é grande. Caso a faculdade se mostre interessada em resolver as demandas dos consumidores, o sinal é positivo.

Tudo isso pode ser observado em sites de avaliação, como o Reclame Aqui, bem como nas redes sociais da faculdade. Nesses locais, você poderá entender de maneira mais completa qual é a experiência que os estudantes têm.

Conhecer a infraestrutura

Uma boa instituição precisa ter uma infraestrutura adequada. É necessário contar com salas amplas, arejadas e climatizadas para que o momento de aprendizagem não seja prejudicado. Além disso, a faculdade deve ter laboratórios prontos para a realização das atividades do curso, além de pesquisas.

A biblioteca também é um ponto central da infraestrutura. Cursos como Direito e Administração, por exemplo, precisam de um vasto acervo bibliográfico. Por isso, é fundamental que haja variedade nos livros para atender às demandas dos professores e ampliar a formação dos alunos. É claro que devem existir vários exemplares para que os alunos consigam uma unidade quando precisarem.

O lado positivo é que a maioria das faculdades contam com grandes plataformas de biblioteca on-line. Com isso, os alunos têm maior comodidade para ler sem pressa e sem riscos de danificar o material de alguma forma. Então, verifique esses pontos para saber se eles satisfazem as necessidades do curso.

Localização

Uma boa faculdade precisa estar em um local estratégico. Com isso, fica mais fácil para os alunos chegarem à unidade, sem precisar fazer longas viagens ou investir em várias conduções.

Além disso, estar em um bom ponto aumenta a segurança do local, deixando os alunos mais à vontade para irem e voltarem da instituição, sem medo de sofrerem algum tipo de violência. Nesse caso, uma opção é procurar as faculdades que fornecem transporte próprio, diminuindo as preocupações dos alunos quanto ao horário.

Agora que você sabe como escolher uma faculdade, é hora de começar a pesquisar. Inclua na sua lista a FADAT, uma instituição que tem nota 5 no MEC, conta com mensalidade acessível e ainda proporciona transporte para os alunos. Para que sua análise seja ainda mais completa, faça-nos uma visita e veja de perto todos esses benefícios.

Então, o que está esperando? Entre em contato agora mesmo com a gente e veja como podemos ajudar você a tomar sua decisão. Esperamos seu contato!

[rock-convert-cta id=”77″]

Pular para o conteúdo