Como estruturar sua redação para o Enem: dicas essenciais para alcançar uma boa nota

A redação do Enem é frequentemente vista como um dos maiores desafios do exame, gerando insegurança em muitos candidatos. No entanto, com uma preparação adequada e o conhecimento das principais técnicas, é possível encarar essa parte da prova de forma tranquila.

A redação tem um peso importante na média final, podendo ser decisiva para garantir uma vaga em universidades. Por isso, saber como estruturar o texto e desenvolver bons argumentos é fundamental para se destacar.

Neste artigo, apresentaremos a estrutura básica da redação do Enem e algumas dicas valiosas para obter um bom desempenho. Vamos lá!

Estrutura da redação do Enem: como organizar o texto?

A redação do Enem segue um modelo padrão de texto dissertativo-argumentativo, composto por três partes principais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Em geral, o texto deve ter entre quatro e cinco parágrafos, distribuídos de forma equilibrada, sendo que cada parágrafo deve conter entre 6 e 8 linhas. Parágrafos muito longos podem dificultar a leitura e comprometer a clareza do texto.

Introdução

A introdução deve apresentar o tema de forma clara, sem perder o foco na contextualização. Uma técnica comum para iniciar o texto é fazer uso de um repertório sociocultural, ou seja, trazer um fato histórico, uma citação relevante, ou até um dado recente que tenha relação direta com o tema proposto.

Por exemplo, ao escrever sobre a importância da educação inclusiva, você poderia começar citando a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que garante o direito à educação para todos:

“A educação é um direito humano fundamental e essencial para o exercício de outros direitos. No entanto, muitas pessoas em nosso país ainda enfrentam barreiras significativas no acesso a uma educação de qualidade e inclusiva.”

Ao final da introdução, apresente sua tese (ponto de vista) e indique os dois ou três argumentos que você vai desenvolver ao longo do texto.

Desenvolvimento

Na parte do desenvolvimento, cada parágrafo deve abordar um argumento específico. É importante organizar bem suas ideias e usar conectivos para garantir a coesão e fluidez do texto. Além disso, utilize dados concretos, como estatísticas e exemplos, para embasar suas afirmações e dar mais credibilidade à sua argumentação.

Se, por exemplo, um dos seus argumentos for a falta de infraestrutura nas escolas públicas, você pode usar informações de relatórios ou estudos que demonstrem como essa carência afeta diretamente o desempenho dos estudantes.

Conclusão com proposta de intervenção

A conclusão, além de sintetizar as ideias principais do texto, deve trazer uma proposta de intervenção viável para o problema discutido. Essa proposta deve responder a quatro perguntas essenciais:

• O que?: Que medida será adotada para resolver o problema?
  • Quem?: Quem será o responsável por implementá-la (Governo, ONGs, sociedade, etc.)?
  • Como?: Como a solução será implementada?
  • Para quê?: Qual o objetivo final da intervenção?

Por exemplo, se o tema é a educação inclusiva, você pode sugerir a implementação de programas de capacitação para professores, visando o desenvolvimento de metodologias pedagógicas que atendam alunos com diferentes necessidades.

Quantos parágrafos e linhas a redação deve ter?

A redação do Enem deve conter entre 20 e 30 linhas, distribuídas em no mínimo quatro parágrafos. A estrutura básica é composta por um parágrafo de introdução, dois de desenvolvimento e um de conclusão. No entanto, é possível desdobrar a argumentação em mais um parágrafo, totalizando cinco. O importante é manter o equilíbrio entre os parágrafos, evitando que uns sejam muito curtos e outros muito longos.

Competências avaliadas na redação do Enem

Para avaliar sua redação, a banca examinadora utiliza cinco competências. Veja o que é importante em cada uma delas:

1. Domínio da norma-padrão da língua: É fundamental que seu texto esteja de acordo com as regras gramaticais e ortográficas da Língua Portuguesa.

2. Compreensão do tema e aplicação de repertório sociocultural: Seu texto deve estar alinhado ao tema proposto e trazer conceitos ou informações que demonstrem um bom repertório cultural.

3. Capacidade de argumentação: É essencial que você saiba selecionar e organizar as informações de maneira clara e lógica, sempre fundamentando seus argumentos com dados e exemplos pertinentes.

4. Coesão e coerência: Para garantir a coesão textual, use conectivos adequados e mantenha uma sequência lógica entre as ideias dos parágrafos.

5. Elaboração de proposta de intervenção: A proposta de solução para o problema deve ser viável e respeitar os direitos humanos. Soluções mirabolantes ou que desrespeitem esses direitos podem resultar na anulação da redação.

O que evitar na redação do Enem

Para não perder pontos, é importante evitar alguns erros comuns, como:

• Escrever em primeira pessoa;
  • Usar gírias ou expressões coloquiais;
  • Inserir dados sem fontes confiáveis;
  • Desbalancear o tamanho dos parágrafos;
  • Ter uma letra ilegível.

Agora que você já conhece as principais dicas para escrever uma boa redação no Enem, siga praticando e fique atento às novidades do exame. Boa sorte!