Como saber qual profissão devo seguir?

Não é fácil escolher uma profissão. Há tantas opções e, às vezes, parece que nenhuma delas é a certa; daí surge aquela pergunta: como saber qual profissão devo seguir?

Existem algumas dicas que podem te ajudar a tomar essa decisão importante. Separamos alguns pontos que você deve ter em mente antes de escolher sua profissão. Confira!

O que é a sua paixão?

A paixão é algo que você ama fazer e que te dá prazer. Pode ser algo que você gosta de aprender, fazer ou simplesmente estar envolvido. A paixão é o seu guia para a felicidade e a realização pessoal. Quando você segue a sua paixão, você encontra um propósito na vida e um sentido para as coisas que faz. Por isso, antes de escolher uma profissão para seguir, reflita sobre aquilo que você é apaixonado; seja por praticar esporte, resolver problemas, números, ciência, etc.

Quais são seus talentos naturais?

Nossos talentos naturais podem dizer muito sobre qual profissão devemos seguir. Por exemplo, se você é um bom comunicador, pode ser um jornalista ou um advogado. Se você é criativo, pode ser um artista ou um designer. Se você é bom em matemática, pode ser um contador ou um economista. Suas habilidades naturais são uma ótima indicação de quais profissões podem ser boas para você.

Qual é o seu objetivo de vida?

Não importa qual seja a sua idade, é importante ter um objetivo de vida para saber o que você quer alcançar. Isso irá te ajudar a se manter focado e motivado, além de te guiar nas escolhas que você faz. Sem um objetivo claro, fica mais fácil se perder no caminho e desistir dos seus sonhos.

Pense em qual seria o seu objetivo de vida e trabalhe para alcançá-lo. Pode ser algo como “ser feliz”, “realizar meus sonhos”, “ajudar as pessoas”, “ser bem-sucedido” ou qualquer outra coisa que te faça sentir realizado.

Um bom objetivo de vida é aquilo que te faz acordar todos os dias com vontade de lutar pelo que quer. É uma motivação para você continuar se esforçando e superando os obstáculos. Tenha sempre em mente o seu objetivo, isso é importante na decisão da profissão que você deve seguir.

Qual profissão combina com a sua personalidade?

Você sabe qual profissão combina com a sua personalidade? Pode parecer uma pergunta difícil, mas é importante pensar sobre isso antes de escolher uma carreira. Afinal, você vai passar muito tempo trabalhando e precisa escolher algo que seja compatível com quem você é.

Uma boa forma de saber qual profissão combina com a sua personalidade é analisando as suas atividades preferidas. Você costuma gostar de atividades criativas ou racionais? De trabalhar sozinho ou em equipe? De atividades dinâmicas ou mais tranquilas? Tudo isso pode dar uma indicação do tipo de profissão que pode ser compatível com a sua personalidade.

Quais são as profissões mais bem remuneradas?

Algumas das profissões mais bem pagas incluem: advogado, médico, gerente de empresas, engenheiro e administrador de sistemas.

Geralmente, estas profissões requerem mais experiência e/ou educação, mas podem valer a pena se você estiver procurando uma carreira de sucesso.

Aqui na FADAT temos graduações de administração, direito, engenharia da computação, odontologia e outras que podem te levar a profissões dos mais alto salários.

Qual é o melhor momento para escolher uma profissão?

Não existe um momento certo para escolher uma profissão. O importante é que você tome a decisão com cuidado, pesquise sobre as diferentes opções e escolha aquela que melhor se adequa ao seu perfil.

Se inscreva na FADAT

A FADAT oferece uma variedade de cursos que abrangem as mais diversas profissões de diversas áreas. Além disso, a FADAT fornece orientação profissional e psicológica para ajudar você a tomar as melhores decisões em relação à sua carreira. Clique aqui e inscreva agora!