Logotipo VLibras VLibras 
O conteúdo desse website pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Descubra como ter sucesso em uma entrevista de emprego online

Capa

Em tempo de pandemia, tivemos que ingressar no novo normal e com ele, praticamente tudo ou quase tudo ficou/está online: cursos, atividades físicas, shows e até as entrevistas de emprego.

Será que isso é bom ou ruim? E será que tem diferença para a entrevista presencial? É isso que vamos conversar no nosso texto de hoje e lhe passar dicas para você ter sucesso em uma entrevista de emprego online.

Informe-se sobre a empresa

Parece óbvio, mas não é. Muitas candidatos avistam a vaga, enviam currículo, chegam para a entrevista e não sabem nada sobre a empresa. Isso é um ponto negativo por vários motivos.

Primeiro: será que os valores da empresa, o histórico dela, a imagem que ela construiu convergem com os seus valores e é o local onde você quer realmente trabalhar? Para começar, você tem que saber se sentirá bem e se a empresa tem respaldo no mercado: de bom tratamento aos colaboradores e clientes, se paga em dia etc.

Segundo: se o recrutador lhe fizer alguma pergunta sobre a empresa, você vai enrolar, vai saber que não sabe ou vai gaguejar? As três alternativas são ruim, péssima e horrível. Em toda entrevista, o candidato tem que passar firmeza, segurança e saber informações sobre a empresa contam pontos a favor para a contratação.

    Pontualidade sempre

    “Ah, mas a entrevista é online. Tudo bem eu atrasar um pouquinho. E nem preciso me arrumar tanto. Eles nem vão me ver direito”.

    Já ouvimos aquela sirene dos programas de perguntas e respostas quando alguém erra a resposta, sabe?!

    Brincadeira a parte, independente da entrevista ser presencial ou ser online, há detalhes que não podem ser deixados de lado, sobre a consulta do candidato, e que fazem toda a diferença:

    1. É primordial ser pontual. Se possível, chegar 10 minutos antes para a sala de entrevista online. Isso denota organização, responsabilidade e interesse pela vaga.
    2. Estar devidamente arrumado: penteado, vestido social, estar maquiado, mas sem exageros, usar acessórios básicos. Você deve estar bem, bonito e seguro da sua imagem e nada pode tirar a atenção de você. Por isso, opte por tons neutros, esqueça decote e nada de maquiagem muito escura. A todos, retirar piercings extravagantes. Aos homens, fazer a barba!
    3. Atenção para a qualidade da conexão e teste os equipamentos para evitar sustos
      A entrevista é agendada com antecedência. Há tempo suficiente para você preparar sua imagem, estudar sobre a empresa, organizar o local onde fará a entrevista e… uma das atribuições mais importantes: certificar-se de que a infraestrutura estará funcionando perfeitamente no momento agendado. Sabemos que máquinas são passíveis de falhas, mas há diferença entre um computador que queima na hora e outra que descarregou porque não foi conectado a bateria. Não se antecipar a eventuais problemas deflagra desorganização e com certeza essa não é a primeira imagem que você quer passar para a empresa em que quer trabalhar. Concorda?
      Dica bônus: avise aos moradores do local que você participará da entrevista e peça para manterem o silêncio a fim de que nada atrapalhe o processo!

    Dica bônus: atenção para que o local escolhido para ficar na entrevista esteja bem iluminado. O truque é pegar um celular extra, ligar a lanterna e deixa acima do notebook!

    Passe segurança em tudo!

    Quando vamos a uma entrevista presencial, ficamos ansiosos com tudo: “será que vão gostar da minha cara, vão me observar  de cima a baixo; estarei com pessoas que não conheço, será que na hora vai dar branco?”. Parece até festival de dúvidas e medos!

    Então, mentalize que no processo digital, são muitos os fatores favoráveis para você ter sucesso no processo.

    Primeiro, você vai estar num ambiente conhecido, o que já transmite uma paz e declina de ter que pegar transporte, trânsito.

    Segundo, você pode, antes, treinar o processo de frente para o espelho. Vista-se como se já estivesse na entrevista e deixe uma câmera gravando. Diga, em poucos, mas de forma firme, quem você é profissionalmente. Defina-se com as suas principais qualidades reais e também cite um defeito, afinal, ninguém é perfeito.

    E também, procure entender e deixar claro para você, o motivo de você merecer aquela vaga.

    Independentemente de ter uma tela entre você e o recrutador, sempre busque falar olhando nos olhos da outra pessoa.

    Mantenha-se com postura ereta.

    Tenha atenção a linguagem corporal: ombros eretos, leve sorriso, mãos sobre a bancada e nade de gesticular de mais.

    Fale quando for solicitado.

    Evite gírias.

    Se errar ou esquecer, peça desculpas e recomece.

    Principalmente, não falte com a verdade.

    Aqui, sempre buscamos dar dicas reais e simples para que você possa dominá-las e obter sucesso seja na sua entrevista de emprego, seja no que você for fazer!

    Obrigado e até a próxima!