Educação superior no Ceará: saiba por que escolher estudar aqui

Capa

A educação superior no Ceará vem se tornando uma grande referência em todo o país. Essa tendência promissora se deve à qualidade do ensino que é oferecido, à alta qualificação dos professores universitários, à facilidade em transmitir o aprendizado e à procura de cursos de graduação com bom desempenho no mercado acadêmico.

De fato, o número de matrículas no estado apresentou um alto crescimento — 9,5% — nos últimos anos, muito mais do que a média nacional, que se manteve em 4%, conforme apontam dados da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior). A cidade de Quixadá, inclusive, vem se destacando como um grande polo universitário da região.

E você, deseja cursar uma excelente graduação? Que tal aproveitar uma oportunidade no Ceará? Este artigo vai apresentar um panorama sobre o ensino superior no estado cearense. Confira o conteúdo!

O crescimento da educação superior no Ceará

O Ceará foi o único Estado que atingiu e superou as expectativas referentes ao desenvolvimento do ensino superior elaborado pelo Plano Estadual da Educação (PEE). O planejamento continha 20 metas, sendo que 3 delas se referiam especificamente à situação da educação superior.

Esse cenário positivo foi obtido por meio da coleta de dados e da análise da Secitece (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado), que demonstraram um aumento de 49.421 para 86.101 matrículas nos cursos de ensino superior do estado nos últimos 10 anos. Esse indicador se traduz em um crescimento de 74%.

A expectativa é que a próxima década também apresente resultados bastante animadores. Estima-se que, nos próximos 10 anos, haverá um aumento de 60% nos novos alunos matriculados. Assim, o estado do Ceará tende a se destacar no cenário nacional de educação superior.

Esse resultado foi possível mediante a cumulação de alguns fatores, como a democratização do ensino superior, a criação de novas faculdades (UFCA e UNILAB), a expansão de universidades já existentes (UFC e IFCE) e a instalação de instituições que oferecem cursos de graduação dentro de cidades do interior do estado (UECE, URCA e UVA.).

Além disso, também houve um crescimento na proporção de professores aptos a lecionar no ensino superior, que se identificam como mestres e doutores. A pesquisa mostra um aumento de 15,4%, quando comparado com os 10 anos anteriores.

A importância do Plano Estadual da Educação (PEE)

O PEE consiste em um plano que se encontra consubstanciado na Lei nº 16.025/2016. O objetivo é expandir o ensino e fortalecer as práticas de gestão pública por meio da implementação de políticas de educação. Nesse sentido, o Ceará vem apresentando um excelente desempenho.

O Plano Estadual conta com 20 metas, dentre as quais 3 delas se referem de modo específico ao trato do ensino superior, desde que esteja em conformidade com o Plano Nacional de Educação (PNE).

O principal objetivo desse plano é nortear as atividades que envolvem a educação e o ensino, além de estabelecer a maneira de instalação e de efetivação das Instituições de Ensino Superior (IES) no Estado.

As oportunidades de estudo no Ceará

Quem está interessado em cursar uma faculdade no estado tem a vantagem de analisar as várias opções de graduação e de instituições disponíveis. Nesse cenário, a cidade de Quixadá se destaca como um grande polo universitário do Ceará. Esse fato é confirmado pela recente inauguração da FATAD (Faculdade Dom Adélio Tomasim) na região.

O campus da FATAD foi desenvolvido para fornecer aos estudantes os cursos nas áreas de Administração, Ciências Contábeis e Direito, de maneira presencial ou a distância (EaD), de acordo com a disponibilidade e a melhor conveniência para os alunos. A implementação da universidade foi possível mediante a reunião de esforços com a Fundação Quixadaense de Fomento.

A parceria determina também a instalação do Instituto Pro Bono Pace, que servirá para fins de pesquisa, apoio social e suporte jurídico para as comunidades carentes da região. Trata-se de um evento que veio para ser um marco na história da educação na cidade de Quixadá.

As vantagens de escolher uma faculdade local para se graduar

Conheça os diferenciais que fazem da FADAT uma ótima faculdade, que vai fazer a sua carreira decolar.

Qualificação pelo MEC

A FADAT foi avaliada com nota máxima pelo MEC devido à qualidade da infraestrutura de suas instalações.

Valores das mensalidades acessíveis

As mensalidades estão sendo cobradas por valores acessíveis, tanto na modalidade presencial quanto no EaD. Portanto, é possível concluir um ensino superior de qualidade sem ter que comprometer muito o orçamento financeiro.

Incentivo ao estudo

A FADAT, por meio do programa PROBONO PAX, oferece bolsas de estudos ao aluno que preencher alguns requisitos básicos. Para isso, ele deve ter obtido uma boa pontuação em um dos 3 últimos exames realizados pelo ENEM e se submeter a uma prova de pré-seleção.

Além disso, a FADAT e a AQF oferecem bolsas de estudos para os alunos que não têm condições financeiras de arcar com os custos de uma faculdade. O Programa de Inclusão da FADAT estipula que os novos ingressantes dos cursos de graduação poderão ser beneficiados com bolsas de estudos integrais durante todo o curso. Em regra, são oferecidas 10 bolsas por ano e por curso. Para isso, eles devem preencher algumas condições, conforme consta no site.

Excelente infraestrutura

A FADAT consiste em um grande complexo acadêmico de ensino composto por 5 blocos dispostos em uma região com 2.160 m² de área construída e cerca de 1.950 m² de área pavimentada. Ela conta com:

  • jardins;
  • setor administrativo-acadêmico, biblioteca e laboratórios;
  • salas de aulas;
  • área de convivência e refeitório;
  • auditório.

Como você pôde perceber, a educação superior no Ceará vem se tornando cada vez mais um destaque em âmbito nacional. Nesse sentido, a cidade de Quixadá também vem sendo beneficiada por esse movimento promissor no ensino de graduação, tendo a FADAT como uma opção muito interessante para os estudos.

Conhece alguém que está interessado em cursar uma graduação, mas ainda tem dúvidas sobre qual faculdade escolher? Que tal auxiliar seus amigos nesse momento tão importante para que eles não se sintam perdidos? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

[rock-convert-cta id=”77″]

Pular para o conteúdo