José Nilson, entendendo que ainda se fazia necessário novas instituições de ensino superior para ampliar a oferta de cursos e, efetivamente, contribuir para a consolidação de Quixadá como cidade universitária, funda, no dia 05 de fevereiro, o Instituto Educacional e de Desenvolvimento Profissional São João Paulo II, que manterá a FADAT – Quixadá.
A nova IES traz como complemente de sua marca a frase “EDUCAÇÃO SUPERIOR”, uma referência clara ao ensino superior – graduação e pós-graduação, mas também o foco incisivo de uma educação de nível e qualidade superior, arraigada de inovação acadêmica, tecnológica e pedagógica.
Mesmo sendo uma instituição com fins lucrativos, tem um DNA institucional voltado para o social, através da promoção da inclusão de uma população carente ao ensino superior de qualidade, pelos baixos valores a serem cobrados em suas mensalidades e também pelo constante incentivo de bolsas estudantis.
Já inicia com uma parceria com a Fundação Quixadaense de Fomento, que será a gestora das bolsas sociais, para a criação do Instituto Pro Bono Pace – que terá ações de Pesquisa e Desenvolvimento de Apoio e ajuda jurídica administrativa às pessoas carentes.