Humanas, biológicas ou Exatas: como saber de que área eu sou

Fim do ensino médio chegando para muitos e muitos estão em dúvida sobre qual área deve seguir e a dúvida sempre é maior entre dois grandes grupos: as que gostam de humanas e as que gostam de exatas. Mas, às vezes, fica difícil saber ao certo de qual área você é. Neste artigo, vamos te ajudar a descobrir isso, continua lendo!

Entendendo a divisão entre as áreas

A divisão entre Humanas, Biológicas e Exatas é uma das mais antigas e fundamentais categorias da ciência. Ela surge da necessidade de agrupar os conhecimentos de acordo com sua natureza e objetivos. As áreas das Humanas e das Exatas são bem definidas, enquanto a área das Biológicas é um pouco mais fluida. No entanto, todas elas têm como base o estudo da natureza humana e do universo.

Exatas

As áreas das exatas são as que lidam com números, medições e outras quantidades físicas. A principal característica das disciplinas exatas é a utilização de métodos lógicos e matemáticos para chegar às soluções.

Os conhecimentos adquiridos nas áreas das exatas são importantes para várias profissões, como engenharia da computação, contabilidade, arquitetura e computação. As habilidades desenvolvidas nas exatas também podem ser aplicadas em outras áreas, como a biologia e a economia.

Biológicas

Como o nome indica, as ciências biológicas estão relacionadas à vida. Estudamos a vida e os seres vivos, desde os microorganismos até os animais e as plantas. As ciências biológicas também podem ser chamadas de biologia ou biologia natural.

Biologia

A biologia é a ciência que estuda a vida em todas as suas formas e manifestações. Podemos dizer que a biologia é a ciência da vida. A biologia estuda os seres vivos, desde os microorganismos até os animais e as plantas, abordando aspectos tão diversos como a evolução, a genética, o metabolismo, o comportamento, entre outros

Biologia natural

A biologia natural é um ramo das ciências naturais que estuda os seres vivos e sua relação com o meio ambiente. A biologia natural abrange diversas áreas do conhecimento, como ecologia, taxonomia, fisiologia, entre outras.

Cursos da área de Biológicas

Dentre os cursos da área de biológicas podemos citar: nutrição, odontologia, farmácia, enfermagem e outos.

Humanas

A área de Humanas estuda assuntos relacionados ao comportamento humano, às artes e às ciências sociais. Alguns exemplos de carreiras nas quais as humanas são importantes incluem psicologia, administração, antropologia, relações internacionais, direito e sociologia. As humanas também podem ser importantes para aqueles que trabalham em marketing, jornalismo e educação.

Afinal, como saber de qual área eu sou?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as diferentes áreas, talvez esteja se perguntando: “como saber de qual área eu sou?”. Na verdade, não há uma resposta exata para isso. Tudo depende dos seus interesses e aptidões. Algumas pessoas conseguem trabalhar bem com problemas lógicos mesmo sem ter facilidade com números, enquanto outras conseguem compreender os conceitos difíceis das ciências exatas mesmo sem gostar muito de matemática. No final das contas, o importante é escolher aquela carreira que te faça feliz. Seja qual for a sua escolha, basta lembrar que todas as áreas têm sua importância e podem oferecer excelentes oportunidades profissionais!

Qual profissão seguir em cada área?

Para a área das Humanas, é importante escolher uma profissão que envolva o trabalho com pessoas, pois é essa a principal característica desse campo. Dentre as profissões mais indicadas estão: psicólogo, pedagogo, sociólogo, antropólogo e historiador.

Já para a área das Biológicas, as profissões mais adequadas são aquelas que lidam diretamente com o corpo humano e/ou com os seres vivos em geral. Dentre elas, podemos citar: médico, enfermeiro, veterinário, biólogo e farmacêutico.

Por fim, na área das Exatas, as profissões mais indicadas são aquelas que envolvem o uso de números e/ou cálculos. Dentre elas estão: matemático, contador, engenheiro (de diversas áreas), químico e físico.

Se inscreva na FADAT!

Se você ainda não sabe qual área de estudo seguir, a FADAT pode te ajudar! Oferecemos cursos nas áreas de humanas, biológicas e exatas, para que você possa ter uma ideia mais clara do seu futuro. Além disso, os nossos cursos são totalmente online e flexíveis, o que permite que você estude no seu tempo livre. Inscreva-se hoje mesmo nos nossos cursos e comece a planejar o seu futuro!