A psicologia por trás do vício abrange muitas bases: seja uma doença ou uma falha pessoal; o efeito do estilo de vida e da infância; história familiar e demográfica socioeconômica; e dezenas de outros fatores que não podem ser contabilizados ou medidos.
Intervenções psicossociais são intervenções psicológicas ou sociais estruturadas usadas para lidar com problemas relacionados a substâncias
A relação da psicologia com o álcool e outras substâncias
O uso indevido de drogas, incluindo álcool e outras substâncias, pode ser um problema sério para o abusador, para os colegas de trabalho e para a própria organização.
O abuso de substâncias e a saúde mental estão ligados porque os efeitos psicológicos do vício em drogas, incluindo o álcool, causam alterações no corpo e no cérebro.
Um equilíbrio cuidadoso de produtos químicos mantém as engrenagens girando dentro de seu corpo, e mesmo a menor mudança pode causar sintomas negativos.
Como os fatores de risco para saúde mental e abuso de substâncias são comparáveis, isso pode ser atribuído ao fato de que o vício em drogas pode causar ou piorar as condições de saúde mental. Álcool, drogas e outras substâncias ou problemas como a tripofobia têm um efeito fortemente negativo no cérebro e no corpo, prejudicando o julgamento e a concentração e colocando em risco o agressor e os colegas de trabalho.
O tratamento é o primeiro passo no caminho para a recuperação. Este caminho leva a uma maior auto-estima e melhores relações com a família e comunidade.
A jornada é uma parceria entre funcionários e clientes comprometidos em examinar comportamentos e atitudes que interferem em estilos de vida saudáveis.
O mais indicado é entrar em contato com uma clínica de recuperação que seja confiável e pegar todo o suporte possível.
Embora ainda haja muito a resolver e aprender sobre a ciência do vício, anos de pesquisa e prática desenvolveram métodos de tratamento baseados em evidências que podem ajudar você ou um ente querido a ficar sóbrio e permanecer em recuperação.