Intervenções psicossociais: O lado psicológico do vício

Capa

A psicologia por trás do vício abrange muitas bases: seja uma doença ou uma falha pessoal; o efeito do estilo de vida e da infância; história familiar e demográfica socioeconômica; e dezenas de outros fatores que não podem ser contabilizados ou medidos.

Intervenções psicossociais são intervenções psicológicas ou sociais estruturadas usadas para lidar com problemas relacionados a substâncias

A relação da psicologia com o álcool e outras substâncias

O uso indevido de drogas, incluindo álcool e outras substâncias, pode ser um problema sério para o abusador, para os colegas de trabalho e para a própria organização. 

O abuso de substâncias e a saúde mental estão ligados porque os efeitos psicológicos do vício em drogas, incluindo o álcool, causam alterações no corpo e no cérebro. 

Um equilíbrio cuidadoso de produtos químicos mantém as engrenagens girando dentro de seu corpo, e mesmo a menor mudança pode causar sintomas negativos. 

Como os fatores de risco para saúde mental e abuso de substâncias são comparáveis, isso pode ser atribuído ao fato de que o vício em drogas pode causar ou piorar as condições de saúde mental. Álcool, drogas e outras substâncias ou problemas como a tripofobia têm um efeito fortemente negativo no cérebro e no corpo, prejudicando o julgamento e a concentração e colocando em risco o agressor e os colegas de trabalho.

O tratamento é o primeiro passo no caminho para a recuperação. Este caminho leva a uma maior auto-estima e melhores relações com a família e comunidade. 

A jornada é uma parceria entre funcionários e clientes comprometidos em examinar comportamentos e atitudes que interferem em estilos de vida saudáveis.

O mais indicado é entrar em contato com uma clínica de recuperação que seja confiável e pegar todo o suporte possível.

Embora ainda haja muito a resolver e aprender sobre a ciência do vício, anos de pesquisa e prática desenvolveram métodos de tratamento baseados em evidências que podem ajudar você ou um ente querido a ficar sóbrio e permanecer em recuperação.

O vício é uma questão tão complicada que a questão sobre o que o causa e o que o define permanece um tanto incerta, mesmo depois de um século de debate e avanço na ciência e na medicina.

Pular para o conteúdo