O ingresso em uma segunda graduação já é uma tendência adotada por quem deseja uma revolução e reinvenção na carreira profissional.
Dados divulgados pelo Censo de Educação Superior do Inep apontam que houve um aumento de 60% no número de pessoas matriculadas em cursos de graduação que já possuíam diploma de ensino superior. Esse avanço foi observado entre os anos 2014 e 2020.
Especialistas em carreiras afirmam que os motivos que levam as pessoas a buscarem uma segunda graduação, estão:
- Insatisfação com a primeira escolha de carreira;
- Busca por realização pessoal; ou
- Necessidade de se tornar um profissional mais completo.
Cursar uma segunda graduação é uma excelente oportunidade para agregar valor ao seu currículo. Essa conduta acompanha o crescente nível de exigência das empresas, que estão cada vez mais rigorosas nos processos de recrutamento e promoção de colaboradores.
E também não só é uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos, mas pode ser uma escolha para quem quer mudar de área. Mesmo que o primeiro diploma não seja da mesma área da segunda graduação, é totalmente possível que diferentes campos do conhecimento possam complementar e favorecer a sua formação.
“Antigamente havia um receio de que o retorno às salas de aula da faculdade fosse visto como falta de foco da parte do profissional. Mas essa mentalidade tem se transformado. A segunda graduação é vista como uma forma de agregar bagagem e experiência, contribuindo para que a pessoa possa atuar de forma interdisciplinar no mercado de trabalho”, afirma Carolina, especialista em carreiras do Centro Universitário Newton Paiva.
Curso de Direito é o destaque para quem busca a segunda graduação
Um dos cursos muito buscados no Brasil é o de Direito.