O que é a Logística 4.0? Entenda!

Capa

A Logística 4.0 é um termo que está sendo cada vez mais usado para descrever a quarta revolução industrial. É uma evolução para a logística, que incorpora a tecnologia da informação e da comunicação para tornar a cadeia de suprimentos mais eficiente, rápida e ágil.

A Logística 4.0 está sendo impulsionada pelos mesmos fatores que estão mudando toda a economia: globalização, crescente concorrência, consumidores cada vez mais exigentes e aumento da complexidade da cadeia de suprimentos.

Com a Logística 4.0, as empresas podem monitorar e rastrear seus produtos em tempo real, ao longo de toda a cadeia de suprimentos, desde o fornecedor até o cliente. Também é possível automatizar e otimizar os processos de logística, como o planejamento e o controle de estoque, o gerenciamento de transporte e a distribuição.

Além disso, a Logística 4.0 está tornando possível o surgimento de novos modelos de negócios, como o comércio eletrônico, o varejo personalizado e a manufatura sob demanda.

Como a Logística 4.0 ajuda no varejo?

O varejo está passando por uma grande mudança e a logística precisa acompanhar essa evolução. Com a popularização das compras online e a expectativa dos clientes em relação aos serviços cada vez mais rápidos e eficientes, a logística 4.0 se tornou indispensável para o varejo.

A logística 4.0 é baseada em tecnologias disruptivas, como inteligência artificial, Internet das Coisas, realidade aumentada e robótica. Essas tecnologias estão transformando a logística, tornando-a mais eficiente e capaz de atender às necessidades do varejo moderno.

A inteligência artificial, por exemplo, está sendo utilizada para otimizar rotas, gerenciar estoques e prever demandas. Já a Internet das Coisas está sendo utilizada para monitorar e rastrear unidades de carga, o que permite um melhor gerenciamento do transporte.

Além disso, a realidade aumentada está sendo utilizada para treinar operadores de logística e a robótica está sendo utilizada para automatizar tarefas repetitivas, como o embalamento de produtos.

A logística 4.0 está transformando o varejo e tornando-o mais competitivo. Com a crescente demanda por serviços mais rápidos e eficientes, as empresas de varejo que não se adequarem às novas tecnologias terão cada vez mais dificuldades para competir.

Se inscreva na FADAT

A Logística 4.0 está transformando a forma como as empresas pensam e gerenciam a cadeia de suprimentos. Se você quiser saber mais sobre o assunto, tá na hora de fazer um curso superior de Logística; Então que tal se inscrever no curso superior de logística da FADAT? Clique aqui e saiba mais!

Pular para o conteúdo