Quais as principais áreas da graduação de odontologia?

Capa


Odontologia é a ciência que estuda a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças que acometem os dentes, gengiva e outros elementos estruturais da boca. O odontologista é o profissional habilitado para prestar este tipo de cuidado à saúde bucal.

Existem diversas áreas de atuação na odontologia, o que torna o curso uma ótima opção para quem está em dúvida sobre qual graduação cursar. Veja a seguir quais são as principais áreas da odontologia e quais os principais campos de atuação de cada uma delas:

Principais áreas da odontologia

Clínica Geral: É a área da odontologia que mais se assemelha ao que imagina-se quando se pensa em um dentista. Os profissionais desta área atendem pacientes de todas as idades, desde crianças a idosos, e realizam todos os procedimentos básicos da odontologia, como limpeza, restaurações, extrações e tratamento de canal.

Ortodontia: A ortodontia é a área da odontologia que se dedica ao tratamento de problemas relacionados ao posicionamento dos dentes e à má oclusão. Os tratamentos ortodônticos visam corrigir problemas estéticos e funcionais, além de prevenir e tratar doenças da gengiva e dos ossos da face.

Implantodontia: A implantodontia é a área da odontologia que se dedica ao tratamento de dentes perdidos ou que precisam ser removidos. Os implantes são substitutos artificiais dos dentes e das raízes dos dentes e são fixados diretamente no osso da mandíbula ou da maxila.

Prótese: A prótese é a área da odontologia que se dedica ao tratamento de dentes perdidos ou que precisam ser removidos. As próteses são dispositivos artificiais que substituem os dentes perdidos ou as estruturas dos dentes.

Odontopediatria: A odontopediatria é a área da odontologia que se dedica ao tratamento de crianças e adolescentes. Os profissionais desta área devem ter habilidades específicas para trabalhar com crianças, que geralmente apresentam medo ou fobia ao dentista.

Endodontia: A endodontia é a área da odontologia que se dedica ao tratamento de doenças que acometem o interior do dente, como a polpa dental ou o nervo dental. Os tratamentos endodônticos visam aliviar a dor e a inflamação e preservar o dente afetado.

Periodontia: A periodontia é a área da odontologia que se dedica ao tratamento de doenças que acometem a gengiva e os ossos da mandíbula e da maxila. Os tratamentos periodontais visam tratar e prevenir as doenças da gengiva, além de promover a reabilitação estética e funcional dos dentes.

Cirurgia Oral: A cirurgia oral é a área da odontologia que se dedica ao tratamento de cirurgias relacionadas à boca, como as remoções de dentes ou de lesões. Os cirurgiões orais são profissionais habilitados para realizar os procedimentos cirúrgicos mais complexos da odontologia.

Como podemos perceber, existem muitas áreas de atuação na odontologia, o que torna o curso uma ótima opção para quem está em dúvida sobre qual graduação cursar. Além disso, o curso de odontologia da FADAT oferece aos seus alunos a oportunidade de se especializarem em diversas áreas da odontologia, o que amplia ainda mais as possibilidades de atuação profissional. Se inscreva agora

Pular para o conteúdo