4 motivos que vão ajudar a compreender se vale a pena fazer faculdade

Vale a pena fazer faculdade? Essa pergunta é feita por muitas pessoas que estão terminando o ensino médio principalmente porque é comum ver pessoas que têm uma renda considerável sem nunca ter terminado uma faculdade, e isso amplia as dúvidas.

Neste texto, você entenderá quais são os grandes motivos para fazer uma faculdade. Assim, você terá mais conhecimento sobre o assunto para tomar sua decisão.

Quer descobrir quais são as vantagens de se formar no ensino superior? Confira agora!

1. Aumenta a renda

É verdade que diploma não garante conhecimento. Mas ele pode ser o responsável por aumentar o seu salário. Sem contar que, em diversos casos, é necessário ter formação superior para exercer certas profissões, como é o caso de advogados, professores, engenheiros e psicólogos. Assim, quem não realizou um curso específico ficará na informalidade e não poderá exercer as atividades previstas para a profissão.

Além disso, o estudo formal dos profissionais ainda é muito valorizado pelo mercado, já que indica que essas pessoas passaram pelos principais processos de formação e têm as habilidades necessárias para executar as atividades propostas de maneira correta.

2. Cria mais oportunidades de emprego

Como você viu, há profissões regulamentadas que exigem a formação superior. Dessa maneira, uma pessoa que se formou tem mais opções de emprego, diminuindo as chances de ficar desempregada ou de ir para a informalidade.

Por outro lado, as opções de quem deseja adquirir conhecimento por conta própria estarão mais restritas. Em caso de problemas ou redução da demanda de trabalho, essa pessoa terá mais dificuldades para voltar ao mercado, já que ela não terá uma formação específica.

3. Abre portas

O profissional formado em uma faculdade passa por diversos estágios de aprendizado. Embora nem todas as disciplinas sejam interessantes no momento, o conhecimento pode abrir portas importantes no futuro.

Quem não faz um curso superior tem conhecimentos limitados e ligados apenas ao trabalho que exerce no momento. Com isso, o profissional fica mais restrito e pode ter dificuldades em exercer novas atividades.

4. Incentiva o networking

Na faculdade, os alunos conversam com diversas pessoas, como outros estudantes e, principalmente, professores. No ambiente profissional, ter uma rede de amizades é fundamental na hora de conseguir um novo emprego e descobrir boas possibilidades de cursos e atualizações.

Dessa forma, é possível já ter contatos interessantes para divulgar o seu trabalho e fazer parcerias no futuro. Quem não passou pela experiência universitária precisará conhecer pessoas aos poucos, o que diminuirá a velocidade em que você estará exposto ao mercado.

Agora que você sabe se vale a pena fazer faculdade, é hora de começar a se planejar para escolher o curso correto. Vale lembrar que mesmo as pessoas com dificuldades financeiras podem ingressar no ensino superior, já que há diversos incentivos, como bolsas e financiamentos (da própria universidade ou de programas do governo, por exemplo). Ou seja, o fator financeiro não precisa impedir você de estudar.

Você gostou deste texto? Então, compartilhe-o agora mesmo em suas redes sociais e ajude seus amigos a definirem se também vale a pena para eles fazerem um curso superior. Contamos com você!

[rock-convert-cta id=”77″]