Até quando vai a inscrição do Enem 2023?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é realizado todos os anos por milhares de pessoas que desejam ingressar em uma universidade. Ele é considerado o maior vestibular do Brasil e foi criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC). Mas, até quando vai a inscrição do Enem 2023?

É sobre isso que vamos falar neste artigo. Você vai entender até quando vão as inscrições para o Enem 2023, além de outros prazos e importância desse exame. Boa leitura!

Até quando vai a inscrição do Enem 2023?

As inscrições do Enem 2023 iniciaram no dia 5 de junho. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser pago até o dia 21 de junho. Porém, as inscrições serão encerradas no dia 16 de junho.

O Enem acontece nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos consecutivos, e quem tiver interesse, pode realizar a inscrição na Página do Participante. O melhor é que você não deixe a inscrição para a última hora, até para evitar imprevistos.

Saiba mais sobre o Enem 2023

Atualmente, mais de 5 milhões de estudantes participam do Enem para tentar uma vaga no ensino superior, seja por meio de bolsa, financiamento ou gratuita.

O exame é considerado a principal forma de ingressar no ensino superior. Apesar de existir desde 1998, apenas em 2009 ele passou a ser usado como forma de entrada nas universidades públicas e privadas espalhadas pelo país.

Com o passar do tempo, as universidades públicas deixaram de realizar suas próprias provas, substituindo-as pelo Enem. As universidades particulares também usam o exame para aceitar novos estudantes, apesar de muitas ainda terem vestibulares próprios.

Por meio do Enem, os estudantes podem participar de programas criados pelo governo federal para ingresso no ensino superior. Alguns deles são:

• SISU – Sistema de Seleção Unificada: oferta vagas para instituições públicas de ensino superior;
  • PROUNI – Programa Universidade para Todos: oferta bolsas de estudo parciais ou integrais em instituições particulares;
  • FIES – Fundo de Financiamento Estudantil: oferta financiamento sem juros em instituições particulares.

Como faço a inscrição para o Enem 2023?

Como falamos anteriormente, a inscrição do Enem 2023 é realizada por meio da Página do Participante, no site do Inep. Para realizá-la, é preciso fazer login com sua conta gov.br e preencher com seus dados. Caso você não tenha uma conta no site do governo, será preciso criar uma.

No ato da inscrição será preciso que você:

• Informe seus dados pessoais
  • Solicite atendimento especializado, caso precise
  • Escolha uma língua estrangeira entre inglês e espanhol
  • Preencha o questionário socioeconômico
  • Envie uma foto
  • Escolha a forma de pagamento da taxa de inscrição

Desde o Enem 2022, a taxa de inscrição pode ser paga por meio de PIX ou cartão de crédito, podendo ser parcelada em até 12 vezes. Com cartão de crédito, também é cobrado uma tarifa pelos prestadores de serviço. O pagamento via PIX é feito à vista.

Aqui neste link você tem acesso a outros prazos do Enem 2023.

Esperamos que este artigo tenha sido útil e desejamos boa sorte para quem vai realizar o Enem 2023.