Como fazer um resumo na faculdade em 5 passos

Capa

O resumo na faculdade é um tipo de material que ajuda nos estudos. No entanto, para elaborá-lo, é necessário exercitar o poder de síntese com relação às informações de uma obra pré-existente. 

Os resumos não são ferramentas úteis apenas para os vestibulandos, afinal, eles também ajudam a melhorar a qualidade dos estudos durante a vida acadêmica. A habilidade de resumir livros e artigos científicos colabora com o bom desempenho nas provas e também no TCC. 

Neste artigo, vamos explicar tudo sobre este tipo de texto e apresentar algumas estratégias para escrever um resumo perfeito. 

O que é um resumo?

O resumo é a capacidade de condensar um texto, reduzindo-o a seus elementos de maior importância. O seu conteúdo é estruturado em parágrafos e não pode indicar apenas tópicos, como acontece nos esquemas. 

Em outras palavras, o resumo é uma apresentação sintética e seletiva dos principais pontos de um texto, respeitando a ordem e a articulação das ideias do autor. 

O ato de resumir cria facilidades para analisar, relacionar, e fixar o conteúdo estudado na memória. No entanto, não abre espaço para que o autor exponha o seu ponto de vista, como acontece na resenha crítica

Existem três  tipos de resumo: indicativo, informativo e crítico. O primeiro indica os pontos principais de uma obra. O segundo apresenta outras características do texto ao leitor. Já o terceiro permite fazer uma apreciação crítica, ou seja, é a resenha crítica propriamente dita. 

Principais características do resumo simples

  • Não repete todas as ideias apresentadas no texto original;
  • Usa uma linguagem clara e objetiva;
  • É fiel ao pensamento do autor;
  • Escrito com as próprias palavras;
  • Respeita a ordem na qual as ideias são apresentadas.

Dicas de como escrever um resumo na faculdade

Veja os passos necessários para produzir um resumo simples:

1 – Faça uma leitura atenta do texto

Em primeiro lugar, o aluno deve se preocupar em fazer uma leitura atenta do texto original. Caso a compreensão das ideias não seja imediata, é recomendado reler o material, até estar bem consciente do assunto e dos principais tópicos abordados. 

Em geral, a leitura inicial serve para entender o assunto. Já as leituras subsequentes servem para selecionar as ideias centrais. 

O processo de ler e reler toma um pouco de tempo, mas é fundamental para o entendimento. 

2 – Faça marcações

Não confie apenas na sua memória. O ideal é utilizar um marca-texto para destacar as ideias principais e suas palavras-chave. 

As marcações devem ser realizadas, de preferência, a partir da segunda leitura, pois assim o aluno tem uma noção mais ampla do conteúdo e os pontos fundamentais.

Ao grifar informações no texto original, lembre-se de deixar de lado exemplos apresentados pelo autor e dados secundários. Portanto, foque apenas no que realmente importa. 

3 – Exercite a habilidade de interpretação

Não basta apenas ler e sublinhar palavras para escrever um resumo na faculdade. Além disso, também é necessário exercitar as habilidades de interpretação de texto. 

Em suma, o estudante deve analisar o todo da obra estudada e identificar os aspectos indispensáveis para a compreensão. Aliás, para compreender o conteúdo com mais facilidade, pode ser necessário construir paráfrases (reescrever os pontos essenciais da obra com as próprias palavras). 

Apenas um equívoco na sua interpretação pode colocar a qualidade do seu resumo em jogo, portanto, evite os erros mais comuns na hora de interpretar

4 – Esquematize as ideias principais

Considerando os seus grifos no texto, faça um esquema com as principais ideias, seguindo uma ordem lógica. Uma boa técnica para construir esquemas é definir um tema geral e, na sequência relacioná-lo com assuntos específicos. 

Vários recursos podem ser usados para facilitar a compreensão do seu esquema, como setas, colunas e numeração progressiva. 

5 – Escreva o resumo

A última etapa consiste na escrita do texto propriamente dito, utilizando as próprias palavras. Na hora de construir os parágrafos do resumo, é muito importante evitar o emprego de frases soltas ou trechos transcritos na íntegra.

Os itens listados no tópico anterior devem se transformar em um texto corrido – breve, claro e objetivo. Além disso, também é importante se preocupar com a coerência do resumo, assim como a sequência lógica das ideias. 

Entenda a finalidade do resumo

Seguindo os cinco passos acima, você tem condições de construir um resumo para faculdade. Caso o texto faça parte de uma atividade, lembre-se de fazer a revisão e corrigir erros ortográficos antes de entregá-lo ao professor. 

Por outro lado, se o resumo tem apenas a finalidade de facilitar os estudos para a prova, então você não precisa se preocupar tanto com a excelência na escrita e sim com a sua própria compreensão. Aliás, uma forma de melhorar este aspecto é criando um questionário básico sobre o assunto estudado, com perguntas capazes de exercitar a memorização. 

Em todo caso, os professores da faculdade geralmente não se contentam com um resumo básico. Na verdade, quando solicitam trabalhos, eles querem avaliar a capacidade de análise crítica de cada estudante, por isso o resumo crítico é mais pedido do que o indicativo ou informativo. Por fim, tenha em mente que o ato de resumir possibilita aprender aquilo que realmente é essencial e ajuda a fixar o conteúdo na memória. Sendo assim, o resumo se destaca como um poderoso aliado do aluno na preparação para as provas e na elaboração do trabalho de conclusão de curso.

Pular para o conteúdo