Como referenciar livros em ABNT?

Capa

Todo estudante precisa saber como referenciar livros em ABNT para produzir um artigo científico, tradução, ou qualquer outro trabalho de faculdade. A formatação, por sua vez, é bem mais simples do que parece. 

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui uma norma que fala especialmente de referências bibliográficas, intitulada de NBR 6023. O documento foi atualizado pela última vez em 2018 e apresenta as principais regras para referenciar documentos em trabalhos acadêmicos. 

Neste artigo, vamos mostrar quais são os elementos essenciais para fazer referência de livros nas normas da ABNT. Além disso, também reunimos alguns exemplos. Acompanhe!

Elementos essenciais para referência de livro

A ABNT considera como essenciais na referência bibliográfica de livro os seguintes elementos:

  • Autor;
  • Título (sempre em destaque);
  • Subtítulo (se houver);
  • Edição (se houver);
  • Local de publicação;
  • Editora;
  • Ano de publicação. 

Ainda de acordo com a norma, alguns elementos são considerados opcionais, ou seja, podem ser usados apenas para deixar a referência mais completa. São eles: Paginação, Série, Notas e ISBN (International Standard Book Number). Este último item diz respeito ao sistema internacional de identificação de livros. 

Toda referência começa pelo último sobrenome do autor em caixa alta (todas as letras maiúsculas), seguida por uma vírgula e o prenome do responsável pela obra. Este prenome pode ser abreviado ou não. 

De qualquer forma, caso você opte por abreviar o primeiro nome do autor, mantenha este padrão em todos os itens da sua lista de referências bibliográficas. 

Para que você possa entender melhor a referência bibliográfica de livros e assim colocar o seu trabalho nas normas da ABNT, separamos a explicação em partes. Veja: 

Um autor

Quando a obra possui um único autor, a apresentação deve ser iniciada com SOBRENOME, Primeiro Nome.

O esquema para referência de livro é: 

SOBRENOME, Primeiro Nome. Título: Subtítulo. Local: Editora, ano.

Exemplo:

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

Dois ou três autores

No caso de livros com dois autores, é necessário preencher o SOBRENOME e Primeiro Nome de cada autor, separando-os por ponto e vírgula (;). O esquema acima também serve para a situação de referência com três autores.

O esquema para referência de livro com dois ou três autores:

SOBRENOME, Primeiro Nome; SOBRENOME, Primeiro Nome; SOBRENOME, Primeiro Nome do autor. Título: Subtítulo. Local: Editora, ano.

Exemplo:

BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 24. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

Quatro autores ou mais

Até três autores, todos devem ser mencionados obrigatoriamente. No entanto, quando uma obra foi escrita por quatro autores ou mais, é possível indicar apenas os dados do primeiro responsável pela obra e utilizar a expressão et al. em seguida. Este termo significa “e outros” em latim. 

O esquema para referência de livro com quatro autores ou mais:

SOBRENOME, Primeiro Nome et al. Título: Subtítulo. Local: Editora, ano.

Exemplo:

MARTINS, Eliseu et al. Manual de contabilidade societária: de acordo com as normas internacionais e do CPC. 3. ed. São Paulo, 2018.

Como referenciar um livro digital?

Em muitos casos, pode acontecer da versão do livro não ser impressa e sim digital. Neste caso, é necessário especificar o formato eletrônico com o termo E-book (assim mesmo, em itálico) e também incluir o endereço eletrônico de acesso.

Além disso, a data de acesso ao documento também é fundamental. Ela deve ser precedida da expressão “Acesso em:”. Todos os meses podem ser abreviados, exceto maio. 

Confira um exemplo de referência bibliográfica completa de Ebook:

DÂNGELO, Newton; SOUSA, Sandra Sueli Garcia (org.). Noventa Anos de Rádio no Brasil. Uberlândia, MG: Edufu, 2016.E-book (211 p.). ISBN 978-85-397-0073-8. Disponível em: http://www.edufu.ufu.br/sites/edufu.ufu.br/files/e-book_90_anos_de_radio_2016_0.pdf. Acesso em: 21 nov. 2022.

E quando o autor não é uma pessoa física? 

Pode acontecer do autor de uma obra não ser uma pessoa física, mas sim uma empresa, uma associação ou órgão público. Neste caso, a referência se inicia com o nome da entidade coletiva por extenso e sempre em ordem direta. 

O esquema de referência com autor entidade:

NOME DA ENTIDADE POR EXTENSO. Título do livro: Subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, ano.

Exemplo:

OMS – Organização Mundial da Saúde. Mulheres e saúde: evidências de hoje, agenda de amanhã. Geneva: OMS, 2009. Disponível em: http://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2021/04/mulheres-saude-evidencias-hoje-agenda-amanha.pdf. Acesso em: 21 nov. 2022.

Como referenciar capítulo de livro?

A referência de capítulo de livro se faz necessária quando o autor do trabalho consulta apenas uma parte da obra. 

Sendo assim, primeiro é preciso informar os dados do capítulo (autor e título) e somente depois fornecer as informações da obra completa. Utiliza-se a expressão In, que significa “dentro de” em latim. O termo em destaque será sempre o título do livro. 

O esquema de formatação: 

ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor do capítulo. Título do capítulo.In: ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor. Título da obra: Subtítulo. Local: Editora, ano de publicação. p.(página inicial do capítulo) – (página final do capítulo).

Exemplo:

ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7 – 16.

Como fazer citações de livros nas normas da ABNT?

Ao falar sobre referências bibliográficas, também é importante mencionar as citações, afinal, a necessidade de referenciar uma obra nasce após citá-la no corpo do trabalho acadêmico ou nas notas de rodapé. 

As citações em trabalhos acadêmicos seguem a NBR 10520. Segundo a norma, elas pode ser:

Citação direta

A citação direta é a  transcrição literal de uma parte da obra. Quando curta (com menos de três linhas), pode ser inserida no parágrafo e entre aspas, acompanhada de uma chamada pelo sobrenome do autor, ano de publicação e número da página. 

Citações diretas longas, com mais de três linhas pedem um recuo de 4cm da margem esquerda. Além disso, o texto citado deve ser formatado com uma letra menor em comparação com o resto do corpo do texto. 

Quando inserida na frase, a chamada é escrita em letras minúsculas e apenas o ano de publicação fica entre parênteses. Por outro lado, quando o sobrenome do autor é colocado entre parênteses, a formatação é caixa alta. 

Exemplo:

Bauman (1999, p. 39) trecho citado […]

[…] trecho citado (BAUMAN, 1999, p. 39).

Citação indireta

A citação indireta é um texto baseado no trecho consultado, portanto, escrito com as palavras do autor do trabalho. Neste caso, a indicação das pátinas é opcional. 

Citação de citação

A citação de um texto que não se teve acesso ao original é conhecida no meio acadêmico como citação de citação. Neste caso, a sinalização fica por conta do termo apud, que significa “citado por”. 

Veja o exemplo para entender melhor:

Segundo Bauman (1999 apud ABREU, 2009, p. 39) trecho citado […]Com este material explicativo e a seleção de exemplos, certamente vai ficar mais fácil a tarefa de referenciar livros em ABNT no seu trabalho acadêmico. Lembre-se que os conhecimentos sobre formatação são válidos não só durante a faculdade, mas também na especialização ou mestrado.

Pular para o conteúdo