Como se preparar para o vestibular sozinho? Contamos aqui!

Descobrir como se preparar para o vestibular sozinho é o desejo de muitos alunos por diferentes motivos, como falta de tempo ou de dinheiro, e é uma tarefa que exige foco e disciplina.

Contudo, saiba que é, sim, possível ter uma preparação de qualidade mesmo sem se matricular em um cursinho pré-vestibular, uma vez que hoje em dia existem diferentes recursos que, quando bem utilizados, são excelentes auxiliares para adquirir conhecimento e acelerar o aprendizado.

Se você deseja descobrir como se preparar para o vestibular sozinho, acompanhe o post porque vamos apresentar todos os detalhes sobre o tema. Continue a leitura e confira!

Crie um cronograma de estudos

Para que seja possível estudar sozinho para o vestibular, é fundamental criar um cronograma de estudos e, especialmente, não deixar de lado essa ferramenta tão importante durante a preparação.

O cronograma é justamente a ferramenta que possibilita que o estudante mantenha o equilíbrio em sua rotina de estudos, afinal, não adianta se dedicar a uma única matéria todos os dias, já que a prova do vestibular cobra diferentes disciplinas.

Além disso, com o cronograma, o estudante pode (e deve) dedicar mais momentos de estudo às matérias que ele tem mais dificuldade em aprender, já que elas exigem mais preparação do que as demais.

Assim, o ideal é deixar o cronograma em um local visível, preferencialmente no ambiente de estudos, para não se esquecer de sua programação diária e segui-lo com mais tranquilidade.

Priorize os momentos de estudo

Durante os momentos de estudo, busque se dedicar integralmente a essa atividade, uma vez que um dos maiores desafios de como se preparar para o vestibular sozinho é ter disciplina e dedicação.

Assim, o ideal é evitar distrações como celular, internet, televisão e redes sociais, a fim de priorizar exclusivamente o estudo nesse momento. Para não desanimar, busque pensar em seus objetivos — como entrar em um curso de ensino superior!

Consuma diferentes formas de aprendizado

Hoje em dia é possível acessar diferentes materiais de estudos na internet, como videoaula, texto e áudio, sendo possível aprender com cada um deles. Ao se preparar sozinho para o vestibular, é importante consumir diferentes formas de aprendizado, a fim de ajudá-lo a entender sobre cada tema.

Quando você tiver mais dificuldade em determinado assunto, por exemplo, pode ser interessante assistir a videoaulas sobre esse tema. Já nas disciplinas que você tem mais facilidade, apenas a leitura de um texto pode ser suficiente para entender sobre o assunto.

Faça resumos com frequência

Os resumos são ferramentas importantes durante a preparação para o vestibular porque reúnem todo o conteúdo estudado um único lugar e de maneira direta. Além disso, para fazer um resumo, é preciso rever os principais pontos das matérias, o que faz com que você os estude novamente.

É possível anotar comentários, dicas e palavras-chave sobre o tema que auxiliam na memorização e vão ajudar na hora da revisão, além de utilizar macetes, mapas mentais, entre outras técnicas que ajudam a absorver o conteúdo — o mais importante é encontrar a técnica que seja mais eficaz para você e usá-la com frequência.

Agora que você já conhece as nossas dicas de como se preparar para o vestibular sozinho, lembre-se de que, para que seja possível obter a sonhada aprovação em um curso de graduação, é preciso criar o hábito de estudar e evitar distrações durante esses momentos, assim o conteúdo é realmente absorvido.

Se você gostou das dicas que apresentamos, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude os seus amigos a aprenderem como se preparar para o vestibular sozinhos!

[rock-convert-cta id=”77″]