Conheça as principais áreas para quem faz curso de administração em Quixadá

Capa

A escolha de uma boa faculdade, bem como da melhor opção de curso para cada pessoa e objetivo é de fato muito importante para seu sucesso profissional. Neste post, vamos falar sobre o curso de administração em Quixadá e as principais áreas de atuação – que são muitas – para os profissionais. Vamos lá?

O profissional formado em administração atua de forma geral na gestão de pequenas, médias ou grandes empresas. Suas funções primárias são: planejar, organizar e gerenciar recursos. Mas engana-se quem pensa que essa é uma área restrita, pelo contrário, é uma das profissões mais flexíveis existente atualmente.

Isso acontece, pois, durante os estudos, o profissional teve contato com diversas disciplinas e informações sobre assuntos variados, como finanças, marketing, logística, recursos humanos, produção, vendas e outros. Sendo assim, o formado está apto para atuar e se especializar em qualquer uma dessas áreas o que também garante muitas oportunidades no mercado de trabalho.

Para esclarecer o assunto, vamos discorrer sobre o curso, as matérias ensinadas e as possibilidades de atuação. Confira!

Algumas informações sobre o curso

O curso de administração tem em média a duração de oito semestres e seu objetivo principal é formar profissionais aptos para a realização de uma boa gestão, independentemente da área de atuação escolhida por ele. Sendo assim, ética e comprometimento são fundamentais para o egresso que deseja consolidar sua carreira.

O perfil de um administrador pode variar, mas de forma geral, são pessoas que já têm algumas destas características:

  • capacidade de organização e planejamento;
  • compromisso com resultados;
  • boa comunicação escrita e falada;
  • vontade de continuar aprendendo;
  • liderança e proatividade;
  • empreendedorismo e inovação, e mais.

Como essa não é uma área solitária, saber trabalhar em equipe, seja liderando ou sendo liderado, também é uma boa pedida!

Principais matérias abordadas no curso

Como essa é uma formação bem abrangente, ela demanda um conhecimento amplo sobre diversas áreas. Por exemplo: para cada habilidade apresentada no tópico anterior, existe um conjunto de disciplinas que a contemplem.

Para que a capacidade de organização e planejamento possa ser desenvolvida, além de suas habilidades naturais, o aluno vai estudar assuntos como “Planejamento e Orçamento” e “Planejamento e Gestão estratégica”.

Já a boa comunicação fica por conta de matérias como “Leitura e Produção Textual” e “Comunicação Empresarial”. Além do desenvolvimento das habilidades mais técnicas e inerentes ao cargo, com as disciplinas:

  • Teoria Geral da Administração;
  • Fundamentos de Economia;
  • Contabilidade Básica;
  • Psicologia Organizacional;
  • Administração Mercadológica;
  • Logística Empresarial;
  • Gestão da Qualidade, de pessoas, de produção, entre outras.

Principais áreas de atuação para o egresso

Agora que já vimos o perfil do profissional e o que ele estuda, vamos apresentar as principais áreas nas quais o administrador poderá atuar após concluir a graduação. Acompanhe!

Administração

Estamos falando sobre o principal foco da administração em empresas como um todo e nos mais variados setores. Nesse caso, o profissional é o responsável pelo que citamos no início do post: planejar, organizar e gerenciar recursos. Assim, ele seria o encarregado por uma determinada equipe (ou equipes) e pelo sucesso das atividades destinadas a elas.

Gestão Estratégica

A gestão estratégica é um conjunto de avaliações e ferramentas com a finalidade de alcançar resultados específicos. No geral, o foco será a tomada de decisões de alto nível de complexidade e que garantam resultados acima da média.

Finanças

Como o próprio nome já diz, o administrador responsável pelo setor de finanças atua na gestão dos recursos financeiros da empresa, bem como na tomada de decisões pelas melhores formas de alocar esse dinheiro.

Recursos Humanos

Essa é uma área estratégica dentro da empresa que tem como foco o gerenciamento das relações pessoais interativas, de contratação e satisfação das pessoas envolvidas, sejam elas líderes ou colaboradores.

Marketing

O marketing engloba um conjunto de técnicas coordenadas com a finalidade de criar estratégias que melhorem o posicionamento da empresa no mercado, além do crescimento dos resultados em vendas ou outras diretrizes preestabelecidas.

Logística

A logística cuida para que todos os processos relacionados ao envio ou recebimento de materiais funcionem de forma adequada. Seria basicamente, o gerenciamento do fluxo de produtos de uma empresa e a otimização desses processos.

Auditoria

Um auditor é o profissional responsável por fiscalizar empresas, departamentos ou sistemas administrativos. A auditoria realiza uma análise minuciosa das atividades empresariais e de seus funcionários.

Pesquisa de Mercado

O profissional de administração pode, ainda, atuar na área de pesquisa de mercado, analisando quais são os públicos-alvo da empresa, como direcionar melhor sua comunicação para eles e, consequentemente, vender e atender às expectativas desse público.

 Consultoria

Além de todas essas funções, o administrador também poderá atuar em consultorias empresariais de forma autônoma ou contratado por uma empresa. Um consultor analisa o que foi feito até o momento, sugere melhorias e auxilia em sua execução.

Outras áreas

O profissional de administração pode atuar, também, na gestão de equipes esportivas, em comércios, administração pública, hospitalar ou rural, na área de tecnologia da informação e até lecionar em cursos técnicos ou universidades.

Outra possibilidade para o egresso do curso de administração é abrir a própria empresa, seja ela de qual ramo for. Essa é uma possibilidade muito explorada nos últimos anos e com o conhecimento adquirido no curso, as chances de que essa empresa dê certo, são ainda maiores.

 O curso de administração em Quixadá

Em Quixadá, podemos encontrar o curso de administração aqui na FADAT, com duração de oito semestres e nota máxima na avaliação do MEC. O projeto pedagógico do curso foi construído em total observância às Diretrizes Curriculares Nacionais e seu objetivo é na formação de profissionais realmente preparados para o mercado de trabalho.

Com as diversas possibilidades de atuação para o egresso, contar com um curso que realmente atenda todas as necessidades do mercado, que são fundamentais no momento de uma contratação, e ter ao seu lado uma faculdade comprometida em formar os melhores profissionais é muito importante.

Gostou de aprender um pouco mais sobre o que é, quais são as matérias e as diversas possibilidades que o curso de administração em Quixadá pode proporcionar para você e sua carreira?

Então entre em contato conosco para ter mais informações sobre o nosso curso de administração e saber como você pode fazer parte dele!

Pular para o conteúdo