Curso de ciências contábeis: Saiba tudo sobre a formação!

Capa

Todas as empresas demandam um profissional formado em ciências contábeis. O profissional de contabilidade atua diretamente com a parte financeira e o gerenciamento contábil de todo tipo de instituição ou empresa.

Nesse sentido, se você possui afinidade com a área de exatas e está em dúvida sobre qual curso escolher, saiba que essa graduação oferece inúmeras atuações. Quer saber mais? Explicaremos ao longo deste artigo, acompanhe!

Como funciona o curso de ciências contábeis

Por atuar diretamente com empresas e outros tipos de organizações, o curso de ciências contábeis passa por disciplinas relacionadas a:

  • Direito;
  • Economia;
  • Administração;
  • Empreendedorismo;
  • Entre outros.

Geralmente, o curso possui a duração de 8 semestres, variando conforme a instituição de ensino escolhida. Aqui na FADAT, essa modalidade possui uma nota 4 no MEC (que varia entre 1 e 5), e conta com a duração de 8 semestres.

O estágio é obrigatório nos semestres finais do curso. Vale ressaltar que a profissão é extremamente aberta para novos profissionais, e não há dificuldade em encontrar emprego nesta profissão. 

Quando formado, quem atua na área de contabilidade tem contato direto com finanças de pessoas físicas e jurídicas. Desse modo, o profissional lida diretamente com  aspectos monetários e fiscais das instituições.

Outro ponto importante é que o curso de ciências contábeis da FADAT é inteiramente EAD. Dessa maneira, o aluno encontra a flexibilidade que precisa e aprende com os desafios ao estudar à distância.

É difícil o curso de ciências contábeis?

Independentemente da instituição escolhida, o curso de ciências contábeis é desafiador, assim como a profissão, na prática. Por ter disciplinas voltadas para a área de exatas, o aluno que possui perfil analítico certamente terá mais facilidade para superar os desafios desta graduação.

Ainda assim, pode-se dizer que a área de ciências contábeis é muito promissora, e excelente para quem gosta de desafios. Além disso, a remuneração do profissional pode chegar a mais de R$12 mil, segundo o Educa mais Brasil, em uma grande empresa.

O profissional ainda pode atuar como prestador de serviços para outras organizações ou pessoas físicas, aumentando a própria renda.

Sou péssimo em matemática, posso fazer o curso de ciências contábeis?

Assim como todos os cursos, a graduação de ciências contábeis insere temas relacionados à matemática. Ainda assim, se você é péssimo na matéria, pode ficar tranquilo! O curso explora outros aspectos contábeis, não só os que aprendemos ao longo dos anos na escola.

A exemplo, a parte de sociologia envolve conceitos muito mais humanos do que relacionados à matemática. No curso de contabilidade, o aluno aprende a relacionar conceitos e explorar questões relacionadas à economia.

Consequentemente, mesmo sendo ruim em matemática no ensino básico, o aluno pode se sobressair nas disciplinas de ensino superior. Não teve um desempenho alto em matemática? Sem problemas! Você pode gostar de contabilidade.

O que se aprende no curso de ciências contábeis?

O objetivo da graduação de ciências contábeis é formar um profissional completo que consiga explorar todas as frentes de atuação do profissional de ciências contábeis. Algumas das disciplinas envolvidas ao longo deste processo são:

  • Teoria da administração;
  • Direito aplicado à gestão;
  • Gestão mercadológica;
  • Matemática financeira;
  • Empreendedorismo;
  • Mercado financeiro;
  • Entre muitas outras.

O profissional também passará pelo estágio obrigatório onde aplicará, na prática, os conceitos aprendidos ao longo do curso. Na FADAT existem também as disciplinas optativas, para o aprendizado conforme os interesses do aluno na profissão. 

O que esperar do curso de ciências contábeis?

Ao longo do curso de ciências contábeis, o aluno pode esperar um aprendizado extremamente amplo. Quando falamos da área de gestão, o profissional de contabilidade terá uma visão apurada para tomar decisões que potencializam o lucro de um negócio.

Além disso, as disciplinas de economia se aplicam tanto ao cenário nacional quanto internacional. Por isso, o repertório de conhecimentos de quem está cursando contabilidade é extenso e rico.

Ainda no curso, também é comum se deparar com oportunidades de carreira ou serviços independentes. Isso acontece porque o mercado demanda muitos profissionais da área, que desde a graduação já são requisitados.

A oportunidade de abrir o próprio negócio também é muito mais acessível para quem está cursando ciências contábeis. 

A exemplo, por dominar conceitos fiscais e contábeis de empresas, os processos de regularização se tornam muito mais simples, e o profissional dificilmente terá dificuldades para arcar com esses aspectos.

Por fim, a escolha da faculdade também é um ponto que impacta muito a experiência ao longo do curso. O corpo docente e as metodologias aplicadas por cada instituição diferem, portanto, podem oferecer diferentes visões ao profissional.

Como é a vida de um contador?

Sem dúvidas, profissionais que atuam como contador demandam alta responsabilidade e níveis de concentração. 

Ao longo da carreira, quem atua com contabilidade lida com custos e movimentações monetárias, além de guias de pagamento de imposto, registros em planilhas e atualizações de pagamentos. 

Nesse sentido, a capacidade de gerenciamento estudada é muito explorada para não se perder nos processos. A rotina do contador também deve incluir o acompanhamento da legislação, já que modificações podem alterar sua atuação. 

A responsabilidade de discurso deste profissional também é extremamente alta. Em alguns casos, o contador atua de forma consultiva, em casos judiciais. 

Consequentemente, ele precisa ter profundos conhecimentos em direito e comunicação, assegurando a confiabilidade de suas recomendações. 

Outro ponto importante é que nem sempre o profissional de contabilidade precisa atuar na esfera privada. Os salários para quem presta concursos públicos podem ser mais altos, além das funções alternativas para quem não se identifica com as atividades em empresas privadas.

Para se ter uma ideia, o projeto de lei 1645/22 estabelece um piso salarial de R$7.272 aos contadores. Com experiência e investimento na carreira, o profissional pode ter rendimentos muito maiores, e ainda a segurança de um cargo público.

Viu como o curso de ciências contábeis pode ser extremamente atrativo, até mesmo para quem não possui muita facilidade com matemática? Esse profissional, na prática, pode lidar muito mais com questões relacionadas à gestão.

Agora, que tal dar o próximo passo e iniciar sua graduação? O curso de ciências contábeis oferecido pela FADAT possui condições com excelente custo-benefício para o próximo semestre. Não perca!

Pular para o conteúdo