Faculdade de enfermagem em Quixadá

Capa

Conhecer uma boa faculdade de enfermagem em Quixadá auxiliará em sua decisão pelo curso superior para promover a saúde de pacientes em todo o país. O profissional de enfermagem possui grande responsabilidade e enfrenta grandes desafios ao longo de sua carreira.

Mas, afinal, como escolher uma boa faculdade para cursar enfermagem? Separamos ao longo deste artigo várias informações sobre o curso para você conseguir decidir seu rumo nesta área. Confira aqui na FADAT!

Sobre o curso

A faculdade de enfermagem em Quixadá, FADAT, oferece o curso de bacharelado em enfermagem que passa por diversas etapas de conhecimento. O aluno passa pelas disciplinas de ciências biológicas, anatomia, microbiologia e diversas aulas práticas.

Além disso, existe o estágio obrigatório, que é uma etapa extremamente relevante para o aprendizado do profissional. Assim, o profissional sai da formação apto para realizar primeiros socorros e diversas outras capacitações a favor do paciente.

faculdade quixadá | faculdade em quixadá | vestibular

Quais matérias vou estudar no curso de enfermagem da FADAT?

O curso passa por cerca de 10 semestres, incluindo disciplinas que vão desde biologia e química, a sociologia e antropologia. O décimo semestre é dedicado ao estágio supervisionado, sendo que os demais semestres incluem as disciplinas:

  • bioquímica humana;
  • patologia;
  • psicologia aplicada ao cuidado;
  • metodologia científica;
  • farmacologia;
  • saúde mental;
  • enfermagem em saúde coletiva;
  • enfermagem nos cuidados cirúrgicos;
  • gestão em saúde;
  • entre outras.

Você pode conferir também a Matriz curricular do curso de enfermagem da FADAT, para conferir todas as matérias do curso. 

Sendo uma graduação da área da saúde extremamente prática, a faculdade de enfermagem em Quixadá é inteiramente presencial. Ou seja, para você que mora nessa região, o curso é altamente acessível e pode ser experienciado na prática.

se inscreva no curso de enfermagem em quixadá da FADAT

Áreas de atuação do curso de enfermagem da Fadat

O profissional de enfermagem pode atuar prestando cuidados e auxiliando pessoas em diversas áreas do mercado. A exemplo, é possível prestar serviços em instituições de saúde, do SUS e também em negócios da área esportiva, dando suporte aos atletas.

Também é possível seguir na área de pesquisa, atuando em laboratórios, de modo a prestar assessoria e orientar estudos. Outra opção é partir para a área de ensino, onde o profissional segue carreira acadêmica em universidades, como tutor. 

Diferenciais do curso de enfermagem na Fadat

O curso de enfermagem em Quixadá, da FADAT possui nota máxima no MEC, com 5 pontos. O curso também é no período noturno, feito para facilitar seu estágio supervisionado no último semestre.

Os cursos da FADAT também são reconhecidos pelo enorme custo-benefício. Mesmo com uma formação de excelente qualidade, a mensalidade do curso é altamente acessível para quem está com o orçamento apertado.

Vale lembrar, também, que o curso de enfermagem em Quixadá de nossa instituição conta com o TCC (Tese de Conclusão de Curso). Trata-se de uma atividade obrigatória, que pode facilitar uma posterior carreira como pesquisador. 

Perfil profissional

O perfil do profissional de enfermagem é voltado para a comunicação, facilidade em lidar com equipes e também liderança. Quem atua como enfermeiro deve estar atento ao paciente, e prestar cuidados que promovam o máximo de conforto possível para a pessoa.

Esse colaborador também precisa auxiliar equipes de médicos e outros profissionais de saúde nos ambientes. Dessa maneria, administra medicamentos, cuida da higiene do paciente e precisa estar atento a essas necessidades. 

Assim, é fundamental também estar em dia com assuntos relacionados à ética profissional e à visão epistemológica do cuidado. Com a responsabilidade de atender diretamente a população, o enfermeiro precisa ter uma alta visão crítica e ética das circunstâncias.

enfermeira com ficha de paciente na mão e sorrindo

Como está o mercado trabalho na área de enfermagem

A profissão de enfermagem é extremamente requisitada dentro do mercado de trabalho. Igualmente, a busca pelo curso de enfermagem é constante entre os alunos que buscam graduação.

O piso salarial de um enfermeiro, atualmente, foi reajustado para R$4.750,00, e os campos da profissão são os mais diversos, como:

  • Enfermagem do trabalho;
  • Enfermagem domiciliar;
  • Pesquisa clínica e ensino.

Seja qual for a área a se seguir, o profissional enfermeiro precisa focar em sua qualificação. É muito comum que, após a graduação, os estudantes busquem por pós-graduações paralelamente ao trabalho.

Isso não só facilita o crescimento na carreira, como também promove o aumento de salários, deixando também o currículo mais competitivo no mercado. No geral, as empresas privadas oferecem salários maiores e cargos mais competitivos.

Duração do curso

A faculdade de enfermagem em Quixadá, FADAT, possui o curso de bacharelado em enfermagem, com duração de 10 semestres. Isso corresponde ao período de 5 anos, e inclui o estágio obrigatório, horas complementares e TCC.

Existem, ainda, horas destinadas às atividades extensionistas ao longo do curso, que envolvem visitas a laboratórios de anatomia e outros. Tudo isso contribui para a formação completa do profissional, facilitando sua atividade prática.

se inscreva no curso de enfermagem em quixadá da FADAT

Qual o primeiro passo para quem quer fazer enfermagem?

Para quem deseja realizar a formação em enfermagem, a primeira ação é escolher uma faculdade avaliada pelo MEC para cursar a graduação. Vale optar por uma instituição bem-avaliada na hora de escolher, para se tornar um destaque no mercado.

Também é preciso levar em conta e se programar: são 5 anos de curso que exigem dedicação e empenho, pois as matérias são complexas. Ainda assim, para quem deseja realizar este sonho, a notícia é boa: o mercado está em ascensão.

Saiba mais sobre o objetivo, disciplinas e docentes do curso de enfermagem aqui na FADAT! Estamos com vagas abertas e oferecemos um ensino de alta qualidade, para que você esteja em evidência no mercado. 

Curiosidades sobre o curso de enfermagem

Agora, você sabia que existem diversos pontos na carreira de enfermagem que muitas pessoas desconhecem? Antes de começar seu curso, acompanhe as novidades dessa profissão que separamos:

  1. Enfermagem aeroespacial, estética e enfermagem em gerenciamento e gestão são nichos que estarão em alta nos próximos anos;
  2. Antes de colocar a mão na massa, o enfermeiro precisa estar registado no Conselho Regional de Enfermagem (COREN);
  3. O profissional não atua somente apoiando médicos. Enfermeiros também podem elaborar protocolos de cuidado e acompanhar pacientes a longo prazo;
  4. Por fim, enfermeiros também podem atuar voluntariamente no exterior, de forma voluntária ou não, pois são requisitados em continentes necessitados.

Viu como o curso de enfermagem vai muito além de apenas oferecer auxílio para profissionais de medicina? Trata-se de uma carreira cheia de possibilidades, focando sempre em promover amparo para os pacientes.

Não deixe de conferir as condições da FADAT em nosso curso de enfermagem. Aqui, você tem acesso a um ensino completo e de qualidade mesmo com mensalidades mais acessíveis!

se inscreva no curso de enfermagem em quixadá da FADAT
Pular para o conteúdo